Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Luiz Gonzaga encaminha exames de PSA durante novembro azul

Foto: Freepik/Ilustrativa
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Luiz Gonzaga está realizando o encaminhamento do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) para detecção de problemas na próstata, entre outras doenças que afetam a saúde dos homens. A ação faz parte da campanha do novembro azul de conscientização para prevenção do câncer de próstata.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A iniciativa é uma parceria da liga com laboratórios locais. No momento da solicitação, é preciso apresentar documento de identificação com foto. O exame é feito pela coleta de sangue do paciente e, em geral, leva de 2 a 5 dias úteis para ficar pronto. O PSA pode identificar o câncer de próstata e de outras doenças, como hiperplasia prostática benigna (HPB) e prostatite.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A estimativa é de 70 mil novos casos por ano no país. A idade é o principal fator de risco para a doença, que afeta principalmente homens acima de 60 anos, além de histórico familiar e outras comorbidades.
Presidente da Liga, Adalgiza Miranda destaca a importância do cuidado com a saúde. Segundo ela, a entidade está organizando um calendário de atividades para o novembro azul. Em relação ao encaminhamento para os exames, o processo segue até o dia 30 de novembro. “Esse ano nós queremos multiplicar essas buscas pelo exame”, ressalta.
Para a realização do exame, é necessário observar algumas restrições, como: abstinência sexual nas 48 horas anteriores; evitar atividades que comprimam a região do períneo como andar de bicicleta, moto ou à cavalo (nas 48-72 horas prévias); evitar o consumo de álcool 72 antes do procedimento, não ter feito o exame de toque retal nas últimas 48 horas, entre outros cuidados.
Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (55) 3352-6820 ou visitar a sede, que fica no Hospital de Caridade, na Rua General Portinho 1425, das 14h às 17h.
Fonte: Rádio São Luiz


