Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões chega à Argentina e carrega relíquia do padre Roque Gonzales

Foto: Reprodução/Trilha dos Santos Mártires
A Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões iniciou nesta semana o percurso pela província de Misiones, na Argentina. Após o início da jornada em San Ignácio Guazú, no Paraguai, os vinte trilheiros visitaram diversas localidades no Paraguai e chegaram à Posadas, em solo argentino. Durante o trajeto, os integrantes seguem os passos do padre Roque Gonzales de Santa Cruz e levam a relíquia com vestígios do coração do jesuíta.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Em entrevista à Rádio São Luiz FM 100.9, o coordenador da Trilha Sérgio Venturini descreveu a primeira semana de caminhada. No total, os trilheiros vão percorrer 470 km pelos três países. Segundo ele, em alguns dias no Paraguai, o grupo enfrentou chuva, mas o trajeto seguiu como planejado. A iniciativa é organizada pela Associação dos Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões e conta com apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM).
Neste ano, a edição comemorativa celebra os 25 anos da trilha e os 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis, no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (03), o grupo recebeu uma homenagem na Câmara de Representantes de Misiones, com o reconhecimento da Trilha dos Santos Mártires das Missões como interesse cultural da província.
Coordenador da Trilha no Brasil, Edison Lisbôa destaca a importância de celebrar o jubileu de prata, com um trajeto internacional e carregando a relíquia do padre Roque Gonzales. “Essa relíquia está percorrendo o itinerário que foi percorrido por Roque Gonzalez, quando aqui chegou no dia 3 de maio de 1626“, recorda.
Nesta terça-feira (4), a trilha segue até a Estancia Santa Inês, propriedade que pertence à descendentes do padre Roque Gonzales. “Nós estamos levando, durante o caminho todo, um relicário com fragmentos do coração de Roque. Ontem, convocaram uma missa aqui no seminário, onde estamos instalados, que teve presença de mais de 400 pessoas”, conta Sérgio.
No próximo sábado (8), o grupo saí da cidade argentina de Concepción de la Sierra para atravessar a fronteira com o Brasil, pelo Passo do Padre, em São Nicolau. No local, a expectativa é de que mais de 30 pessoas se juntem à trilha para percorrer diversos pontos turísticos do período missioneiro na região.
Matéria relacionada: Trilha Internacional dos Santos Mártires das Missões terá percurso de 470 km por Paraguai, Argentina e Brasil
Fonte: Rádio São Luiz


