Divulgadas famílias selecionadas para o Operação Terra Forte em São Luiz Gonzaga

Foto: Canva/Ilustrativa
A lista das famílias selecionadas para fazer parte do Programa Operação Terra Forte em São Luiz Gonzaga já está disponível para consulta. Ao todo, foram 165 famílias rurais inscritas no município e 48 foram selecionadas. A lista pode ser consultada junto à sede da Emater RS/Ascar, também na Secretaria Municipal de Agricultura e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Chefe do escritório da Emater em São Luiz Gonzaga, Dante Trindade de Ávila explica que a seleção foi feita durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e seguiu critérios definidos pelo programa. Após o período de interposição de recursos, a listagem será publicada no Diário Oficial do Estado.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do RS e pela Emater RS/Ascar. Cada famílias receberá capacitações e um diagnóstico do solo da sua propriedade. O objetivo principal é a recuperação socioprodutiva e ambiental das propriedades, com foco na conservação do solo.
As famílias beneficiárias receberão o repasse de auxílio financeiro de até R$ 30 mil para implementação das medidas previstas, sendo que 70% deverá ser investido em ações de conservação do solo. “O restante do recurso pode ser colocado em atividades ambientais, recuperação de uma nascente, por exemplo. Ou então, e também em atividades sociais”, explica Dante.
Segundo o chefe da Emater, existem exemplos de propriedades na região que já apresentaram resultados positivos em outras edições do programa. “O que a gente pretende é fazer com que os produtores compreendam e tenham um olhar diferente para o solo, olhar a lavoura da planta para baixo”, complementa. Após a finalização das etapas de seleção e habilitação, os diagnósticos irão começar com 16 famílias rurais.
Matéria relacionada: Operação Terra Forte tem 165 inscrições em São Luiz Gonzaga e segue para fases de habilitação e seleção
Fonte: Rádio São Luiz




