Cerca de 50% do público prioritário já recebeu a vacina contra a gripe na região

Foto: Freepik/Ilustrativa

A vacina contra a gripe (influenza) já foi distribuída para cerca de 50% do público prioritário nos municípios da 12° Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de Santo Ângelo. No total, foram cerca de 51 mil doses distribuídas até o momento para as cidades da região, incluindo São Luiz Gonzaga.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo o coordenador da 12°CRS, Rodrigo Reis, a busca pelo imunizante tem sido alta, principalmente, das populações prioritárias. A expectativa é de que um novo lote de vacinas seja enviado nas próximas semanas. Até o momento, o Rio Grande do Sul recebeu três lotes de vacinas do Ministério da Saúde, totalizando 1.784.000 doses disponibilizadas para a estratégia de imunização contra a influenza em 2026.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra as complicações da gripe e contribui para a redução de internações e óbitos. A proteção da vacina é maior nos primeiros meses e pode durar de seis meses a 12 meses, motivo pelo qual a vacinação é recomendada todos os anos.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), entre os grupos prioritários (crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes) a cobertura vacinal está em 11,1%, em todo o Estado. A meta é vacinar 90% desses públicos.

Em São Luiz Gonzaga, o público prioritário é de 18.323 pessoas. Também fazem parte do público prioritário para a vacinação contra a gripe:

  • trabalhadores da saúde;
  • trabalhadores da educação;
  • profissionais das forças de segurança e salvamento:
  • povos indígenas;
  • quilombolas;
  • pessoas com deficiência;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte coletivo;
  • Trabalhadores portuários;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, entre outros.

O vírus influenza pode causar uma doença respiratória que varia de quadros leves até formas graves, com necessidade de hospitalização, especialmente entre crianças pequenas e idosos. Os sintomas mais comuns são febre alta, dores no corpo, dor de garganta, dor de cabeça, coriza, tosse e cansaço intenso.

Em 2025, o impacto da gripe foi significativo na saúde da população gaúcha, com mais de 3,4 mil hospitalizações (um aumento de 48% em relação a 2024) e 598 óbitos (número 106% maior do que o do ano anterior). A maioria dos casos graves ocorreu entre pessoas não vacinadas.

As informações sobre horários de vacinação podem ser encontradas diretamente com as secretarias de saúde de cada município.

Fonte: Rádio São Luiz