Chuvas elevam nível do Rio Uruguai e cenário demanda atenção

Divulgação / Prefeitura de Porto Mauá
As chuvas deste início de semana no Rio Grande do Sul causaram a elevação do nível do Rio Uruguai em diferentes pontos da região das Missões e da Fronteira Oeste. Em Porto Mauá, na manhã desta quarta-feira (22/07), o nível da água estava em 6,15 m, com crescimento de 11 cm por hora. A travessia de balsa para Alba Posse, na Argentina, é interrompida a partir de 8 metros.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Servidor público de Porto Mauá e responsável por monitorar o nível do Rio Uruguai, Vilson Winkler explica que a elevação observada até agora é decorrente apenas das chuvas na região. Porém, as águas seguem subindo rapidamente em Santa Catarina, com crescimento de 14 cm/h em Itapiranga e de 56 cm/h em Iraí, considerando dados desta quarta-feira.
Em Porto Lucena, o rio marca 3,70 m, com avanço do nível em 7 cm por hora. Em Garruchos, às 8:30 da manhã, já estava com o nível de 6,49 cm, crescendo 13 cm por hora. Já em São Borja, o nível desta manhã era de 5,59 m, com crescimento de 9 cm/h.
“Quando vierem aquelas de Santa Catarina, essas nossas já estarão descendo, mesmo assim, vai dar uma elevação considerável no Rio Uruguai”, aponta Vilson. Segundo ele, ainda não é possível prever o nível em que as águas devem alcançar, por conta das águas ainda estarem subindo em Itapiranga.
Fonte: Rádio São Luiz



