Região das Missões recebe integrantes da ABAV/RS em roteiro para promover o turismo

Foto: Divulgação/AMM

A região das Missões recebeu durante a última semana um grupo de agentes de viagens e profissionais do turismo participantes do Famtour da ABAV/RS (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Rio Grande do Sul). A iniciativa contou com atividades em diferentes municípios, com foco na demonstração das atrações turísticas e das experiências culturais e gastronômicas missioneiras.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

As atividades tiveram início na terça-feira (28/07) e seguiram até sexta-feira (31/07), com visita em diferentes pontos importantes da história regional, especialmente, os monumentos ligados ao período missioneiro. Entre os municípios visitados estiveram: São Luiz Gonzaga, Entre-Ijuís, São Miguel das Missões, Caibaté – no Santuário do Caaró, Santo Ângelo, Guarani das Missões e São Nicolau – com degustação do tradicional café de cambona.

O Famtour foi organizado pela ABAV/RS, em parceria com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR-RS), com apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM). Como parte da programação, foi realizada, em São Miguel das Missões, a 60ª edição do Conversando Sobre Turismo (CST), promovida pela NoraTur, reunindo gestores públicos, lideranças e representantes do setor para debater estratégias de desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística.

Diretor da Galapagos Operadora e presidente do Sinditur-RS (Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Sul), Paulo Gusmão destacou o resultado positivo do famtour, ao demonstrar a riqueza cultural do território missioneiro, apresentando aspectos e pontos ainda pouco conhecidos da região.

Em nota, a AMM celebrou a realização do roteiro e destacou a importância compartilhar “iniciativas e experiências voltadas ao fortalecimento dos eventos culturais, da gastronomia típica, do turismo religioso, da valorização das diferentes etnias formadoras da região e da preservação do patrimônio histórico e cultural”. O texto menciona ainda a importância da integração entre os municípios para construção de roteiros turísticos atrativos para os visitantes.

Sobre esse trabalho coletivo entre os municípios, Paulo abordou a necessidade de promoção e divulgação conjunta das atrações da região. “Cada cada município tem seu potencial turístico, tem seu atrativo turístico e a gente deve caminhar juntos. Este ano, tenho três feiras internacionais para participar em que vou levar as Missões”, acrescentou.

Paulo também comentou sobre a divulgação das ações relacionadas aos 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis. Segundo ele, os eventos e atividades poderiam ser ainda mais promovidos em outras regiões do Estado, como forma de atrair mais visitantes.

Durante o Famtour, o diretor do Sinditur-RS também fez convite aos municípios da região para participarem de seminário com representantes das 28 regiões do Estado que compõe a ABAV/RS, com objetivo de apresentar e discutir estratégias para o turismo de cada região.

Foto: Divulgação/AMM

Fonte: Rádio São Luiz