Irrigação no meio rural é tema de seminário na Expo São Luiz 2025

Foto: Luiz Oneide/Rádio São Luiz
A Expo São Luiz 2025 foi palco nesta quinta-feira, 2 de outubro, do “Seminário de Irrigação: Irriga+ RS”. O evento discutiu o avanço da irrigação no meio rural. Os tópicos abordados incluíram tecnologias para o uso eficiente da água, estratégias para o aumento da produtividade nas lavouras e soluções para promover a inovação e sustentabilidade no campo.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O seminário teve início às 9h, no Auditório Central do Parque de Exposições do Sindicato Rural. A iniciativa foi organizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi) e Emater/RS-Ascar, com apoio do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga e da Coopatrigo.
Durante o encontro, foram apresentados resultados do Programa Irriga+RS do governo estadual, além de explicações sobre licenças e normas ambientais vigentes e exemplos de produtores rurais que já instalaram sistema de irrigação em suas propriedades.
Segundo o assistente técnico regional da Emater RS/Ascar, Marco André Junges, a irrigação é uma alternativa para reduzir os impactos de estiagens na região. Ele pontuou ainda a oportunidade dos produtores conhecerem exemplos de como implementar esses sistemas e poderem dialogar com representantes da Seapi e também da Secretaria de Meio Ambiente do RS (Sema).
Presidente da Coopatrigo, Paulo Pires enfatizou que a irrigação é um tema fundamental para a produção agrícola na região. “Esse é um exemplo de inovação, até por necessidade. A irrigação se tornou uma necessidade na nossa região”, afirmou. Ele também pontuou a importância da participação de diversas pessoas, especialistas e produtores ao longo da programação da Expo São Luiz.

Foto: Luiz Oneide/Rádio São Luiz
Fonte: Rádio São Luiz