Conferência Territorial Missões debaterá demandas e políticas para o meio rural em Cerro Largo

Foto: Fernando Dias/SEAPI-RS
As demandas do meio rural e da agricultura familiar na região das Missões serão o foco do debate da Conferência Territorial Missões, marcada para 15 de outubro, no Campus Cerro Largo, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O encontro faz parte das etapas regionais de discussão para a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS), evento organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Superintendente do MDA no Rio Grande do Sul, Milton Bernardes explica que o objetivo é construir propostas de desenvolvimento rural para a agricultura no Estado. Durante a conferência, serão escolhidas as demandas da região e os representantes para participar da etapa nacional, marcada para março de 2026.
Segundo Milton, um dos principais tópicos a serem abordados é a necessidade de ações para mitigação das emergências climáticas que afetam a agricultura e pecuária familiares no RS e região. “Temos sub-eixos que incluem a transição agroecológica como alternativa ao modelo hegemônico de agricultura, a reforma agrária e a regularização fundiária, o acesso a direitos sociais e promoção da qualidade de vida no campo e a importância da governança democrática e da participação social”, elenca o superintendente do MDA.
A região das Missões foi uma das mais atingidas por eventos extremos de estiagem e chuvas nos últimos anos, intensificados pelas mudanças climáticas causadas pela ação humana no planeta. Para Milton, esse contexto demanda reflexões sobre o modelo agrícola adotado no Estado e fazer isso de modo conjunto, em diálogo com os agricultores, pecuaristas e assentados.
Em relação ao endividamento dos produtores gaúchos diante das perdas de safra, o superintendente citou o suporte dado pelo governo federal via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).
Além de Cerro Largo, estão previstos outros encontros em regiões vizinhas, no dia 16/10 no Território Noroeste Colonial, em Ijuí, e no dia 17/10 no Território Fronteira Noroeste, em Santa Rosa.
Fonte: Rádio São Luiz