Incêndio atinge guarita do Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir; documentos históricos foram perdidos

Foto: Divulgação
Um incêndio na madrugada desta segunda-feira, 8 de dezembro, destruiu a guarita do Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir, no interior de São Luiz Gonzaga. O fogo atingiu toda a edificação e levou à perda de materiais e documentos históricos, além de móveis e eletrodomésticos. Não houve feridos.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 7h50 para atender a ocorrência, porém, quando chegou ao local, o prédio estava tomado pelas chamas. Os bombeiros fizeram o combate e rescaldo do fogo, mas, o incêndio já havia consumido grande parte da estrutura e dos materiais do seu interior. Imagens mostram a guarita em escombros.
Uma perícia está sendo feita no local para identificar as causas do incêndio. Relatos iniciais indicam que as chamas teriam iniciado na cozinha da edificação.
A guarita servia como local de guarda de diversos artefatos históricos relacionados à redução jesuítica de São Lourenço Mártir, fundada em 1690, como parte dos Sete Povos das Missões. Assim como os demais sítios arqueológicos remanescentes do período, o local estava sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O secretário de Cultura e Turismo de São Luiz Gonzaga, Leandro Grings, informou que fez uma visita ao local e entrou em contato com o IPHAN para avaliação do ocorrido. “O espaço ficará fechado por um período indeterminado”, acrescentou.

Guarita foi totalmente consumida pelo fogo – Foto: Divulgação
Fonte: Rádio São Luiz



