Cobertura vacinal contra a gripe atinge 78,82% em São Luiz Gonzaga

Com o encerramento da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no próximo dia 31, o município segue mobilizado para a imunização dos grupos prioritários. Atualmente, o município atingiu a cobertura vacinal de 78,82% do público alvo. A meta da campanha é vacinar 90%.

Em uma análise por grupo prioritário, os seguintes percentuais em cada população alvo foram imunizados: 71,03% das crianças; 73,76% das gestantes; 118,33% das puérperas; 76,94% dos trabalhadores da área de saúde; 84,97% dos idosos; 76,08% dos professores e 56,90% dos portadores de doenças crônicas.

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan, ressalta a importância da vacinação. “A Secretaria da Saúde faz um apelo para que as pessoas dos grupos prioritários compareçam aos ESFs para realizarem a vacina. A imunização é comprovadamente eficaz e impede complicações da gripe, reduz o tempo de internação hospitalar e impede mortes. Aos pais ou responsáveis por crianças de seis meses a menores de seis anos, destacamos que vacinar é um ato de amor e os pequenos têm direito a receber a dose da vacina. Em caso de dúvida, é possível conversar com os vacinadores. A premissa sempre é válida, melhor prevenir do que remediar!”.

PÚBLICO ALVO

O público alvo da campanha são pessoas com 60 anos de idade ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde (de acordo com o Conselho Nacional de Saúde); professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; profissionais das forças de segurança e salvamento.

Larissa Dorneles / AI Prefeitra de São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo / Prefeitra de São Luiz Gonzaga