Destaques Principais

Aftosa: etapa de maio será decisiva para o status sanitário do RS

Foto: divulgação internet

No mês de maio se inicia mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado do Rio Grande do Sul. Bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados contra essa doença, que é altamente contagiosa. Esta é a primeira etapa da vacinação no ano, sendo que a segunda ocorre no mês de novembro, apenas para bovinos e bubalinos de 0 a 2 anos de idade.

Entrevistado no programa Expressão Livre nesta semana, o chefe da 17ª Supervisão Regional da Agricultura, Alonso Duarte de Andrade, informou sobre a expectativa do início do trabalho com a vacinação na 17ª Região, ainda mais considerando que esta etapa será decisiva para o status sanitário do Estado.

Zona livre sem vacinação

Alonso destacou que, após esta etapa de maio, o Estado do RS passará por auditoria para se verificar a possibilidade de estabelecer o status de zona livre de aftosa sem vacinação, processo que também está em andamento em outros estados. Por essa razão o trabalho na imunização ganha ainda mais importância – hoje o RS é livre de aftosa com vacinação.

Onde comprar

Em São Luiz Gonzaga as doses da vacina contra a febre aftosa podem ser encontradas nas agropecuárias Barraca Missões, Coopatrigo, Moura e Torres & Praxedes. Assim como vem ocorrendo nas campanhas passadas, o Estado não doará doses de vacina.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Compartilhe: