Após dois meses, pintura da Igreja da Matriz está renovada

53305508_1409356455873616_476398047350226944_n
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

(Fotos: divulgação/Fitz Tintas)

Recentemente foi concluída pintura da Igreja da Matriz – construção símbolo da cidade e que está incrustada no centro histórico de São Luiz Gonzaga. O processo levou cerca de dois meses e, conforme Hélio Dalenogare, presidente da paróquia, isso se deve à dificuldade que a edificação impõe aos pintores e também às intempéries do tempo.

“A torre tem 48 metros de altura. Suas formas diferentes das convencionais são um desafio para os pintores. Há necessidade de muitos equipamentos e muita coragem”, destaca Hélio. Segundo o presidente, a renovação das cores é feita conforme a deterioração da anterior, mas, em média, ocorre a cada cinco ou seis anos.

O custo total da operação também é levado em conta. Para que o leitor tenha ideia, só em mão de obra foram gastos $ 40 mil. “Tivemos doações de algumas latas de tinta, mas a restauração da pintura foi feita majoritariamente com recursos do dízimo”, explica.

Márcio de Moura Reolon, gerente da Fitz Tintas, empresa que comercializou a tinta da renovação, também comenta sobre a realização de um antigo sonho. “Sempre tive o sonho de vender pra nossa Igreja Matriz, um dos principais pontos turísticos da nossa São Luiz Gonzaga. Independente de religião, tem um carinho de todos os cidadãos são-luizenses”.

A igreja teve a pedra fundamental lançada em 28 de junho de 1936 e foi inaugurada em 19 de novembro de 1945. O sino foi tocado pela primeira vez em 24 de fevereiro de 1957. A casa paroquial, construída de 1964 a 1970. Por fim, o relógio – que estampa as quatro ‘faces’ da torre – foi doado por Walter Carlos Trauer (in memorian).

Fonte: Rádio São Luiz

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin