Associação dos Legislativos das Missões manifesta apoio à permanência da 32ª CRE

Em entrevista ao programa Olho Vivo desta terça-feira, 26, o vereador Francisco Lourenço (PDT), presidente da Associação dos Legislativos das Missões – ALM, informou que a entidade está preparando uma mobilização regional visando manter a permanência da 32ª Coordenadoria Regional de Educação em São Luiz Gonzaga após a informação de estudos realizados pelo Governo do Estado sobre o enxugamento e eventual fechamento de algumas CREs, o que ainda não foi confirmado pela Secretaria Estadual de Educação mas que já ganha força entre prognósticos levantados pela imprensa.

Segundo Lourenço, que esteve em porto Alegre nos últimos dias juntamente com a assessoria do deputado Eduardo Loureiro visitando a Secretaria Estadual de Educação – Seduc, “ouvimos da Secretária Adjunta da pasta de que não existe uma definição concreta de fechamento, mas uma intenção de enxugamento da máquina pública do Estado e da centralização das coordenadorias de Educação”.

Conforme o presidente da ALM, “acompanhamos que a comunidade de Santo Ângelo está buscando alternativas para ocupar a antiga sede do Banrisul na cidade para fazer uma centralização de vários órgãos públicos nesse prédio. Então, não podemos ficar sem manifestar nossa preocupação, e, como presidente da ALM, fomos até a Seduc colocar a relevância da 32ª para a região. Conversamos com a Secretária Adjunta e destacamos a posição de São Luiz como um município polo e centralizado na região missioneira. Assim, queremos que São Luz não seja afetado por esse enxugamento, posição que está expressa no documento encaminhado à Seduc pela ALM.

Como dirigente da Associação que abrange 25 municípios, Lourenço pondera quanto a importância de todas as coordenadorias: “Esperamos que Santo Ângelo, assim como São Borja e Santiago, mantenha suas coordenadorias. Mas São Luiz Gonzaga já perdeu muitos órgãos públicos para outros municípios que devemos mais uma unir nossas forças políticas para evitar outra baixa. Lembro do esforço pela conquista da Uergs, que teve um movimento muito grande e com sucesso, então, temos de estar atentos e vigilantes para ter e manter as nossas conquistas”, avaliou o presidente.

UERGS – Sobre a possibilidade de continuidade do processo licitatório para construção da sede própria da Uergs em São Luiz, Lourenço informou que o deputado Eduardo Loureiro estará nesta sexta-feira em reunião com a diretoria do Campus são-luizense para tratar sobre os próximos passos a serem efetuados. “Como o recurso da obra é proveniente de emendas parlamentares, estaremos fazendo as justificativas ao Governo do RS de que a licitação independe de verbas do Estado, e, dessa forma, acreditamos que deveremos ter um desfecho positivo para essa questão”, finalizou o vereador.

Emerson Scheis/Rádio São Luiz