Base Nacional Comum Curricular será tema de capacitação nas redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino

Dia D
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Formação ocorrerá na segunda-feira (17), em múltiplos locais. (Foto: Divulgação / Undime – RS)

Para dar continuidade ao trabalho iniciado no 1° Dia D, ocorre na segunda-feira, 17 de junho, o 2° Dia D para estudos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Os estudos serão a referência para a construção do Documento Orientador do Município de São Luiz Gonzaga.  A atividade contará com a participação de professores e diretores da Rede Municipal, Estadual e Particular de ensino.

Nesta etapa, será oportunizado as equipes de trabalho o estudo dos marcos legais, das concepções apresentadas nos documentos e das competências gerais da BNCC, para revisitar os documentos das escolas e realizar adequações necessárias. Na segunda-feira, os alunos da Rede Municipal e da Rede Estadual de Ensino não terão aula, conforme Calendário Escolar do ano letivo de 2019.

Locais

No turno da manhã, a formação ocorre das 8 horas até às 11 horas. À tarde, as atividades iniciam às 13h30min e encerram às 17 horas. O Dia D ocorre em diferentes locais, dependendo da área de atuação. Diretores e vice-diretores irão se reunir no Salão de Atos da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A formação dos professores dos Anos Iniciais e professores das Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) será no Salão de Atos da URI São Luiz Gonzaga.

No NEEJA Paulo Freire ocorrerá a capacitação dos professores dos Anos Finais – Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Já a Educação Infantil irá se reunir no Salão de Atos do Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe. A capacitação dos professores dos Anos Finais de Linguagens, Matemática e Ensino Religioso também ocorrerá nas dependências do Instituto Osmar Poppe. Os coordenadores de escola deverão se direcionar para suas áreas de formação. Professores nomeados em mais de uma área ou rede de ensino deverão optar em qual irão participar.

BNCC e RCG

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a Base Nacional Comum Curricular deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Já o Referencial Curricular Gaúcho (RCG) é o norteador dos currículos das escolas gaúchas. As mudanças, que seguem as diretrizes da BNCC, ocorreram na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE

 

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin