Caso de dengue autóctone é confirmado em Santo Antônio das Missões

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou cinco novos casos autóctones de dengue no Estado e entre eles, um está no município de Santo Antônio das Missões. A notícia divulgada pelo Portal do Estado foi confirmada pela secretária de Saúde de Santo Antônio das Missões, Arriete Pereira, que participou do programa Conversa Aberta desta quinta-feira, dia 28, e confirmou a informação de que uma pessoa do um município está com dengue.

Arriete comentou que os procedimentos estão sendo realizados em relação a este caso, mas pediu mais uma vez à comunidade que façam a limpeza de seus pátios e de águas paradas, eliminando os focos porque a dengue está em Santo Antônio das Missões e a população está sujeita a contrair a doença.

Alguns dos cuidados que a população pode ter são: Fechar as caixas d’água, tonéis e latões; Guardar pneus velhos em abrigos; Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada; Limpar com escovação os bebedouros dos animais; Manter desentupidos os ralos, calhas, canos, toldos e marquises; Manter a piscina tratada o ano inteiro; Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo; Não acumular água nos pratos com plantas, enchendo-os com areia e Colocar areia nos cacos de vidro dos muros.

A secretária ainda informou que os sintomas da dengue são febre alta, enjoos ou vômitos, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, cansaço excessivo, dor nas articulações, entre outros, e caso alguém tenha deve procurar o Posto de Saúde para encaminhamentos médicos.

Foram registrados ainda outros dois novos casos importados da doença. O último Boletim Epidemiológico aponta que o ano já soma 24 casos, dos quais nove autóctones (contraídos em território gaúcho) e 15 importados. Ainda estão em investigação outros 72 casos. Os municípios com casos autóctones são Panambi (2), Cândido Godói, Erval Seco, Marau, Santo Antônio das Missões, Ivoti, Glorinha e São Borja.

Este último boletim, divulgado na quarta-feira (27) incluiu o primeiro caso de Zika Vírus, autóctone, ocorrido no município de Gravataí. Não foram apontados novos casos das demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Por Jessica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões, com informações Portal do Estado do RS