São Luiz Gonzaga recebe encontros para elaboração do Plano Decenal da Educação

Foto: Canva
São Luiz Gonzaga sediou nesta semana dois encontros de discussão e construção do Plano Decenal da Educação 2026-2036. As reuniões foram realizadas na segunda-feira (08/06) e na terça-feira (09/06) no Instituto Estadual de Educação Osmar Poppe, com a participação da rede municipal de São Luiz Gonzaga e de representantes de outros quatro municípios da região: Roque Gonzales, Caibaté, Mato Queimado e São Paulo das Missões.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A atividade reuniu gestores com o objetivo de avaliar e debater os eixos propostos pelo Ministério da Educação (MEC) para a construção do Plano Decenal da Educação, que estabelecerá diretrizes, metas e estratégias para o desenvolvimento da educação brasileira nos próximos dez anos.
Os encontros entre gestores da educação em São Luiz Gonzaga ocorrem no contexto da elaboração do Plano Nacional da Educação (PNE), instituído pela Lei nº 15.388/2026. A norma prevê que os estados e o Distrito Federal têm 12 meses, e os municípios 15 meses, para elaborar ou atualizar seus próprios planos decenais.
O novo Plano Nacional de Educação constitui o principal instrumento de planejamento de longo prazo da política educacional brasileira, orientando as ações dos governos federal, estaduais e municipais. O documento estabelece 19 objetivos, 73 metas e 372 estratégias voltadas à ampliação da aprendizagem, à melhoria da qualidade do ensino e à promoção da equidade educacional.
Segundo a secretária de Educação de São Luiz Gonzaga, Nara Mendes, as reuniões desta semana serviram para discutir as demandas e desafios de cada município e rede, buscando elaborar um diagnóstico e traças metas em diferentes áreas e eixos. Os debates incluem participação de representantes da rede estadual e privada.
Em relação à São Luiz Gonzaga, Nara destacou o foco na educação infantil, principalmente, para aumentar o número de vagas. “É um fator que estamos discutindo para buscar um aumento expressivo dessas vagas a partir do ano que vem. Estamos em fase assim de reformulação das escolas da rede para ampliar as vagas. Temos também umas estratégias que estão sendo discutidas junto com o jurídico da prefeitura”, explicou a secretária.
Para a elaboração dos planos, diferentes segmentos e equipes devem continuar se reunindo nos próximos meses, em um cronograma já organizado. Após isso, o documento deverá passar também por avaliação na Câmara de Vereadores para que seja aprovado e depois comece a sua implementação.
Fonte: Rádio São Luiz
Medalha da 56ª Legislatura destaca contribuição da Uergs para o desenvolvimento regional do Estado

Foto: Imagem/Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageou, na quarta-feira (03/06), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) com a entrega da Medalha da 56ª Legislatura. A solenidade foi realizada no Salão Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, em reconhecimento aos 25 anos da instituição, que serão completados em 10 de julho 2026.
A Medalha da Legislatura é uma distinção institucional concedida pelo Parlamento gaúcho a pessoas e entidades que desenvolvem atividades consideradas relevantes para a sociedade. No caso da Uergs, a homenagem destacou a contribuição da universidade para o ensino superior público, a pesquisa, a extensão universitária e o desenvolvimento regional em diferentes áreas do Rio Grande do Sul.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Durante a cerimônia, foi ressaltada a trajetória da universidade desde sua criação, autorizada pela Lei nº 11.646, de 10 de julho de 2001, após um processo de debates realizados em diversas regiões do Estado. Atualmente, a Uergs possui 23 unidades universitárias distribuídas em sete campi regionais e oferece cursos gratuitos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento.
Representantes da comunidade acadêmica destacaram a atuação da instituição na formação de profissionais, na produção científica e na execução de projetos de extensão voltados às comunidades locais. Também foram mencionados desafios relacionados à estrutura, ao quadro de pessoal e ao financiamento da universidade. Durante os pronunciamentos, houve referências à necessidade de ampliação dos investimentos públicos, à reposição de servidores técnico-administrativos e docentes e à garantia de recursos para manutenção e expansão das atividades acadêmicas.
Ao receber a homenagem, o reitor Leonardo Alvim Beroldt da Silva apresentou indicadores recentes da universidade, destacando o recredenciamento institucional por dez anos junto ao Conselho Estadual de Educação, a oferta de 1.320 vagas de graduação, mais de 3.800 estudantes ativos e a manutenção de programas de pós-graduação. Também citou a obtenção de nota 4 no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação e a captação de mais de R$ 25 milhões em recursos externos.
A proposta de concessão da Medalha foi apresentada pelo deputado estadual Jeferson Fernandes e aprovada por unanimidade pelos 55 parlamentares da Assembleia Legislativa. A solenidade reuniu autoridades, professores, servidores, estudantes e representantes de instituições de ensino e de entidades ligadas à educação superior no Rio Grande do Sul.
Fonte: Rádio São Luiz
Dia E na rede estadual terá mobilização para inscrição no Enem 2026

Foto: Divulgação / MEC
A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) promove nesta terça-feira (02/06) o Dia E de Mobilização para Inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. A ação visa ampliar a participação dos estudantes da rede estadual no exame, que é a principal porta de entrada no ensino superior público. O foco principal da iniciativa são os alunos do 3° ano do Ensino Médio.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O prazo para inscrições no Enem 2026 segue até o dia 5 de junho (sexta-feira). O processo deve ser feito na Página do Participante. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as provas estão marcadas para os dias 8 e 15 de novembro.
Neste ano, os estudantes concluintes do ensino médio da rede pública terão a inscrição realizada automaticamente. Porém, será necessário acessar a Página do Participante para confirmar a participação no Enem e complementar informações, como o município de realização das provas, a língua estrangeira escolhida e, se necessário, a solicitação de recursos de acessibilidade.
Durante o Dia E, as escolas estaduais serão orientadas a promover ações de mobilização e apoio aos estudantes. A recomendação é que as instituições disponibilizem, sempre que possível, espaços adequados, computadores e acesso à internet para auxiliar os alunos no processo de inscrição.
As orientações da Seduc incluem o acompanhamento durante a inscrição, além da formação de equipes de apoio com professores, equipes diretivas e lideranças estudantis, além da criação de “estações de inscrição” em espaços comuns das escolas. Outra proposta é a realização de atividades de sensibilização, como rodas de conversa, depoimentos de estudantes egressos e falas de professores ou convidados, destacando a importância do Enem para os projetos de vida dos jovens e para o acesso a oportunidades acadêmicas e profissionais.
O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
Fonte: Rádio São Luiz
Decisão liminar concede prazo de 60 dias para matrícula de 174 crianças na educação infantil em São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação/DPE-RS
Uma decisão liminar da Justiça determina que o município de São Luiz Gonzaga providencie, no prazo de 60 dias, a matrícula de 174 crianças que aguardas vagas na rede municipal de educação infantil. A decisão foi emitida nesta sexta-feira (22/05) pelo Juizado da Infância e Juventude da Comarca de São Luiz Gonzaga e atende a pedido da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) em Ação Civil Pública.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A ação de n° 5003490-70.2026.8.21.003 foi ajuizada no dia 15 de maio e tem como objetivo garantir o acesso de crianças à educação infantil. Antes disso, em fevereiro a DPE-RS já havia determinado a publicação da lista de espera por vagas na educação infantil em São Luiz Gonzaga.
Na decisão liminar, a Justiça reconhece a omissão do Poder Público diante da existência de 174 crianças aguardando vagas em creches e pré-escolas da rede municipal. A medida autoriza a compra de vagas na rede privada, sem qualquer custo às famílias, caso não haja disponibilidade imediata na rede pública.
O texto da liminar menciona ainda que o município deve assegurar transporte escolar gratuito às crianças que necessitarem e que forem matriculadas em unidades de ensino públicas ou privadas conveniadas localizadas a mais de 2 km de suas residências. Também foi estabelecida prioridade para o acesso ao turno integral nos casos de vulnerabilidade social.
Em caso de descumprimento das obrigações fixadas, foi estabelecida multa diária de R$ 500,00 por criança não atendida. Na Ação Civil Pública, a Defensoria Pública também solicita ações estruturais para o enfrentamento permanente do problema, incluindo a apresentação de projeto e cronograma para ampliação dos educandários já existentes.
Em nota enviada à reportagem da Rádio São Luiz, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) afirma que “desde os primeiros contatos com a Defensoria vem planejando e se mostrando disposta a resolver os problemas e dificuldades enfrentadas, buscando ampliar o número de vagas, de forma que já há estudos em andamento para ampliação das EMEIs”.
A nota menciona também a busca por vagas na educação infantil cresce diariamente e que a pasta trabalha “na construção de politica pública municipal, regulamentando a compra de vagas por meio de lei municipal, a fim de possibilitar a realização dos processos licitatórios para credenciamento das instituições particulares”.
Fonte: Rádio São Luiz
São Luiz Gonzaga mobiliza comunidade para Campanha do Agasalho 2026

Foto: Evelise Oliveira
A Campanha do Agasalho 2026 segue com arrecadação de donativos em São Luiz Gonzaga/RS e mobiliza entidades, empresas e a comunidade para a coleta de roupas, calçados, cobertores e outros artigos de inverno destinados a famílias em situação de vulnerabilidade durante o período de temperaturas mais baixas. As doações podem ser entregues na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizada ao lado do 14º Batalhão de Polícia Militar.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Durante entrevista à Rádio São Luiz, a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Nelvia Tavares, e a primeira-dama de São Luiz Gonzaga, Fátima Werle, destacaram que a campanha busca ampliar o número de peças arrecadadas em comparação ao ano anterior, especialmente diante da alta procura registrada pela secretaria ao longo do ano. Segundo a organização, há necessidade principalmente de cobertores, mantas, roupas de inverno, toalhas, meias, toucas e calçados em condições de uso.
A campanha conta com apoio de entidades e instituições parceiras, entre elas Brigada Militar, Defesa Civil, Associação Comercial e Industrial, Sindilojas, além de outras entidades que estão sendo convidadas a integrar a mobilização. Conforme a organização, o recolhimento também poderá ser realizado nas residências de pessoas que não conseguem se deslocar até os pontos de arrecadação. Nestes casos, o contato deve ser feito pelo WhatsApp da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, pelo número (55) 3352-9353.
A distribuição dos itens arrecadados está marcada para o dia 12 de junho, no salão do 14º Batalhão de Polícia Militar, das 8h30min às 17h, sem fechamento ao meio-dia. A organização orienta que as famílias levem documento oficial com foto para cadastro e também sacolas para o transporte dos materiais recebidos.
Segundo a secretaria, todas as peças recebidas passam por organização e separação antes da entrega. A orientação é para que as doações sejam compostas por itens em boas condições de uso, reforçando que a campanha tem como objetivo a redistribuição de roupas e artigos adequados para utilização durante o inverno.
Fonte: Rádio São Luiz
“Educação Escoteira”: Praça Cícero Cavalheiro receberá diversas atividades do Grupo Escoteiro Caetés

Foto: Divulgação / Grupo Escoteiro Caetés
O Grupo Escoteiro Caetés promove no próximo sábado (23/05), a atividade “Educação Escoteira” na Praça Cícero Cavalheiro, em São Luiz Gonzaga. A programação ocorrerá das 14h às 17h e será destinada a crianças e jovens a partir dos 6 anos e meio a 22 anos. O objetivo é apresentar à comunidade as práticas e vivências do grupo, além de dinâmicas de cooperação e interação.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A “Educação Escoteira” é integra uma mobilização nacional do movimento escoteiro, com atividades escoteiras ao ar livre, jogos, dinâmicas educativas e práticas voltadas ao desenvolvimento da cooperação, liderança, cidadania e contato com a natureza. A atividade é gratuita e aberta ao público.
Presidente do Grupo Escoteiro Caetés, Claudia Golz destaca que a atividade visa aproximar o movimento da comunidade e mostrar aos jovens como é o cotidiano do escotismo. “Pretendemos montar um mini-acampamento para que os jovens vejam, conheçam e interajam”, complementa.
Além das atividades recreativas e educativas, o Grupo Escoteiro Caetés também contará com uma barraca de tira-dúvidas durante toda a programação. No espaço, integrantes da chefia estarão disponíveis para apresentar como funciona o movimento escoteiro, explicar as faixas etárias, atividades desenvolvidas ao longo do ano e orientar famílias e interessados sobre o processo de inscrição e participação no grupo.
Cláudia ressalta que as atividades do movimento são voltadas à formação cidadã e ao contato responsável com a natureza. “Precisamos divulgar do movimento escoteiro para que as pessoas não pensem que ser escoteiro é somente acampar ou então ser escoteira é somente vender biscoito. A gente faz diversas atividades durante todo o ano, são atividades da nacional, são atividades a nível de Estado e a nível de distrito”, explica ela.
Fonte: Rádio São Luiz
Maio laranja chama atenção para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Divulgação
A campanha do maio laranja visa conscientizar e chamar atenção para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em São Luiz Gonzaga, a mobilização envolve escolas, Conselho Tutelar, entidades sociais e comunidade. Como parte da campanha, está marcada para o dia 22 de maio, a Caminhada da Rede de Apoio à Escola (RAE) em Conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Segundo dados oficiais da campanha, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Estimativas indicam a possibilidade de uma subnotificação e de que somente 7,5% dos casos são denunciados às autoridades. Na maioria das vezes, os autores das violência são pessoas próximas e/ou familiares das crianças e adolescentes, o que dificulta o trabalho de denúncia e prevenção.
No Brasil, o dia 18 de maio é dedicado ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tendo sido estabelecido pela Lei 9.970/2000. Psicopedagoga e integrante da RAE, Daura Sarmento destaca a importância do envolvimento de escolas, entidades e comunidade no enfrentamento a esse problema.
A concentração para a caminhada do dia 22 será às 8;30h, com a saída na frente da prefeitura municipal. O percurso inclui uma volta pela Rua 13 de Maio, em direção à Avenida Senador Pinheiro, com a etapa final em frente ao Palco Cenair Maicá. A atividade reúne, além das escolas e das secretarias municipais, representantes do Conselho Tutelar, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), Polícia Civil, Brigada Militar e Câmara de Vereadores.
“A comunidade também é convidada a participar, porque, na verdade, a gente precisa trazer esse assunto não só dentro das escolas, mas para toda a sociedade, para orientar essas crianças e esses adolescentes para que se previnam e possam identificar as situações de abuso”, pontua Daura.
A psicopedagoga cita o trabalho feito ao longo do ano, com diferentes palestras e momentos de conscientização e informação com as crianças e adolescentes. Ela também comenta sobre a importância de prevenir abusos e exploração via redes digitais, principalmente, em jogos e/ou plataformas que possibilitam interação de crianças com possíveis criminosos.
Em suspeito de casos de abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes, a recomendação é a denúncia imediata à política, Conselho Tutelar ou via Disque 100.

Foto: Divulgação
Fonte: Rádio São Luiz
Abaixo-assinado pede nomeação de servidores e recomposição do orçamento da UERGS

Foto: Uergs
Um abaixo-assinado criado por entidades representativas da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) pede a nomeação de técnicos-administrativos e a recomposição do orçamento da instituição. O movimento também solicita a autorização para um novo concurso público para repor 76 vagas de docentes que deixaram a Universidade.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
O abaixo-assinado foi idealizado pela Associação dos Docentes da Uergs (ADUERGS), em conjunto com a Associação dos Servidores Técnicos e de Apoio Administrativo da Uergs (ASSUERGS), os sindicatos SEMAPI e SINPRO/RS e o Corpo Discente da Universidade. Até a manhã desta terça-feira (28/04), o documento contava com cerca de 2,5 mil assinaturas.
O objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade gaúcha para cobrar três medidas estratégicas para garantir a continuidade do trabalho de ensino, pesquisa e extensão das diversas unidades da UERGS:
- Nomeação, com a maior brevidade possível, dos 27 técnicos-administrativos aprovados no concurso de 2024 (PROA 24/1950-0001361-0);
- Autorização para novo concurso público docente destinado ao preenchimento de 76 vagas de reposição, relativas a vacâncias acumuladas ao longo dos últimos 12 anos. Posteriormente, o preenchimento do mínimo necessário de 600 professores previstos na Lei Estadual n. 13.968/2012;
- Recomposição orçamentária da Universidade em patamar compatível com suas atribuições institucionais, garantindo previsibilidade, sustentabilidade, qualificação da oferta acadêmica e capacidade de resposta às demandas do desenvolvimento regional.
Professora da UERGS em São Luiz Gonzaga e integrante do conselho fiscal da ADUERGS, Arisa Araújo da Luz destaca que a recomposição de funcionários é a demanda mais urgente da Universidade. Ela recorda que o concurso público já foi homologado e os aprovados estão aguardando a nomeação. Para a Unidade de São Luiz Gonzaga, a previsão é do preenchimento de uma vaga. “O que nós estamos pedindo é que essas vagas vacantes sejam já ocupadas imediatamente, porque já teve o concurso”, ressalta a docente.
Estimativas indicam a necessidade de um orçamento de R$ 191 milhões para atender a Universidade em 2026. Contudo, a previsão é de apenas R$ 141,5 milhões, o que representa aproximadamente apenas 74% do necessário. Arisa lembra que nos últimos anos, a UERGS tem acumulado diversos déficits em relação ao crescimento da inflação oficial.
Em 2026, a UERGS completa 25 anos de existência. Atualmente, a Universidade atende a 4.373 alunos (entre graduação, especialização, mestrado e doutorado), com unidades em todas as regiões do Estado.
“Participamos de pesquisas voltadas às questões climáticas. Aqui em São Luiz Gonzaga, temos como trabalhar as questões de solo, de cuidados com o meio ambiente, principalmente, com as abelhas. Então, temos uma bonita história de luta por uma educação infantil e uma educação nos anos iniciais de muita qualidade”, descreve Arisa, em relação à relevância histórica da Universidade no contexto local e regional.
“Desde sua fundação, a UERGS consolidou-se como um pilar de desenvolvimento, presente em diversas regiões do estado e formando profissionais em setores estratégicos como Agricultura, Alimentos, Meio Ambiente, Indústria 4.0, Gestão Pública e Educação”, aponta trecho do abaixo-assinado.
Fonte: Rádio São Luiz
Instituto Rui Barbosa e escolas da região recebem certificação no Programa Alfabetiza Tchê

Foto: Canva/Ilustrativa
A cerimônia de premiação do Programa Alfabetiza Tchê, realizada na segunda-feira, 27 de abril 2026, no Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, reuniu representantes de escolas estaduais e municipais com destaque nos indicadores de alfabetização no Rio Grande do Sul. O evento foi organizado pela Secretaria Estadual da Educação e contemplou 200 instituições com melhor desempenho no último ano, com a participação de autoridades, gestores, professores e estudantes.
A distribuição das premiações ocorreu por blocos regionais, organizados conforme as Coordenadorias Regionais de Educação. Na região das Missões, escolas vinculadas à 14ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Santo Ângelo, e à 32ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em São Luiz Gonzaga, estiveram entre as contempladas.
Escolas premiadas na região das Missões:
- 14ª CRE (Santo Ângelo):
- Guarani das Missões: Escola Estadual de Ensino Médio João Przyczynski
- Santo Ângelo: Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Catarina Lepori
- Salvador das Missões: Colégio Estadual João de Castilho
- Vitória das Missões: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
- 32ª CRE (São Luiz Gonzaga):
- São Luiz Gonzaga: Instituto Estadual Rui Barbosa
- Porto Xavier: Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier
- São Nicolau: Escola Estadual de Educação Básica Maria Seggiaro Hoffmann
As escolas premiadas receberam incentivos financeiros entre R$ 40 mil e R$ 80 mil, com destinação para projetos pedagógicos, além do compromisso de atuarem como instituições mentoras por dois anos junto a outras escolas da rede pública. O programa também prevê apoio financeiro às instituições com menores indicadores, além de ações de formação de professores e gestores e produção de materiais pedagógicos, dentro de uma política de colaboração entre Estado e municípios, que conta com adesão de todos os 497 municípios gaúchos.
Desde 2023, o Programa Alfabetiza Tchê acumula investimentos que somam R$ 34 milhões, com foco na alfabetização de estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental. A premiação das escolas da região das Missões integra esse conjunto de ações voltadas à qualificação dos indicadores educacionais no Estado, com reflexos diretos na organização das redes municipais e estaduais de ensino.
Seminário internacional em Caibaté reuniu apresentações culturais e acadêmicas sobre os 400 anos das Missões

Imagem Studio Middas
O município de Caibaté/RS sediou, nos dias 23 e 24 de abril de 2026, o VI Seminário Internacional de História, Educação e Turismo da Região das Missões, realizado na sede da Associação dos Funcionários da Cermissões (AFUCER). A programação integrou atividades acadêmicas e culturais voltadas à reflexão sobre os 400 anos das Missões Jesuítico-Guarani, reunindo pesquisadores, lideranças tradicionais, estudantes e especialistas para debater aspectos históricos, sociais e culturais do território missioneiro.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
As atividades tiveram início na quinta-feira (23), com a apresentação artística “Missões 400 Anos – Memórias e Efemérides”, conduzida pelo grupo Fênix Grupo Folclórico, inserida na programação cultural do seminário. Ainda na mesma data, ocorreu a apresentação da Invernada Artística do CTG Sentinelas do Caá-Yari, integrando o espaço voltado à valorização de talentos locais. Também foi apresentada a referência biográfica de Lauro da Silva Estivalete, com destaque para sua atuação na área da educação, participação em processos emancipatórios e envolvimento com entidades regionais.

Foto: Imagem Studio Middas
Na sexta-feira (24), a programação teve continuidade com apresentação musical de Tomé Munchen e Mario Augusto Hausen da Silva, também vinculada às atividades culturais do evento.
No eixo acadêmico, o seminário concentrou mesas temáticas e palestras voltadas à análise histórica das Missões. A Mesa 01 abordou os “400 anos de História das Missões Jesuítica-Guarani (1626-2026)”, com participação de Sérgio Venturini, Nelson José Quevedo, Maria Isabel Artigas, Álvaro Medeiros de Farias Theisen e Bedati Aparecida Finikiet. Já a Mesa 02 tratou dos “270 anos de Memória a Sepé Tiaraju”, reunindo Luis Carlos Tau Golin, Julio Ricardo Quevedo, Jocelito Zalla e Carlos Alberto Xavier Garcia, promovendo discussões sobre o legado histórico e a resistência indígena na região missioneira .
A programação incluiu ainda a palestra “Efemérides Missioneiras”, conduzida por André Luis Ramos Soares, com enfoque nos marcos históricos vinculados à trajetória das Missões. Houve também participação institucional com manifestação da reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Martha Adaime, além da conferência de encerramento ministrada por Fernanda Veríssimo, abordando patrimônio, memória e perspectivas futuras relacionadas às Missões Jesuíticas-Guarani.

O evento integrou atividades acadêmicas, culturais e institucionais, articulando diferentes áreas do conhecimento e promovendo debates sobre a formação histórica e a identidade regional das Missões, em consonância com as ações alusivas aos 400 anos da presença jesuítico-guarani no território.
Fonte: Rádio São Luiz
Outorga de Doutor Honoris Causa destaca atuação de Ruy Germano Nedel na região missioneira

Foto: UFFS Campus Cerro Largo
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou no dia 22 de abril 2026, no Campus Cerro Largo/RS, a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao médico, ex-deputado federal constituinte e escritor Ruy Germano Nedel. A atividade integrou a programação institucional vinculada às comemorações dos 400 anos das Missões Jesuítico-Guaranis, contexto em que a universidade tem promovido ações voltadas ao reconhecimento de trajetórias associadas ao desenvolvimento regional e à valorização da identidade missioneira.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFFS, com base em proposta encaminhada pelo Campus Cerro Largo e fundamentada em processo administrativo que reuniu documentação técnica, biográfica e parecer favorável à homenagem. A distinção está prevista no estatuto da instituição e é destinada a personalidades com atuação relevante nas áreas do conhecimento, da cultura, da ciência ou na promoção do interesse público e do entendimento entre os povos.
Natural da região missioneira, Ruy Germano Nedel nasceu em 1937, em área que atualmente pertence ao município de Salvador das Missões, com vínculos históricos com Cerro Largo e São Luiz Gonzaga. Sua formação em Medicina ocorreu na Faculdade Católica de Medicina da Santa Casa de Porto Alegre, integrando a primeira turma do curso, concluída em 1966. Ainda durante a graduação, atuou como servidor público estadual, iniciando uma trajetória vinculada ao serviço público e à área da saúde.
Na atuação profissional, exerceu funções no Tribunal Regional do Trabalho, conciliando atividades administrativas e médicas, e posteriormente assumiu a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), em Porto Alegre, na década de 1980. Nesse período, esteve envolvido na ampliação do acesso à saúde pública, com foco em regiões rurais e de fronteira, especialmente na região das Missões. A experiência acumulada nessa área influenciou diretamente sua atuação política nos anos seguintes.
Na vida pública, participou do processo de redemocratização do país como integrante do Movimento Democrático Brasileiro, posteriormente Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Foi eleito deputado federal em 1986, exercendo mandato entre 1987 e 1991 como membro da Assembleia Nacional Constituinte. Durante esse período, atuou em subcomissões ligadas aos direitos de minorias, populações indígenas, pessoas com deficiência e à organização da seguridade social, além de participar de debates que contribuíram para a formulação do Sistema Único de Saúde, incorporando à Constituição diretrizes voltadas à universalização do acesso à saúde.
Sua atuação parlamentar incluiu ainda a defesa de temas como cooperativismo, reforma agrária, direitos trabalhistas e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional, além da participação em instâncias internacionais, como a Assembleia do Parlamento Latino-Americano, e da apresentação de projetos de lei relacionados à organização econômica e social do país.
Paralelamente à carreira na saúde e na política, desenvolveu produção intelectual voltada à literatura e à análise histórica. É autor de 17 obras que abordam a formação social e cultural do sul do Brasil, com ênfase na região missioneira. Seus trabalhos incluem romances históricos, ensaios, peças teatrais e crônicas, com temáticas relacionadas à presença indígena, aos processos de colonização, aos conflitos territoriais e à construção da identidade regional.
Ao longo da trajetória, também esteve vinculado a iniciativas de valorização cultural e histórica, com reconhecimento em âmbito regional. Sua atuação articula as áreas da saúde pública, da participação política e da produção cultural, elementos considerados no processo que resultou na concessão do título pela UFFS.
A outorga do título de Doutor Honoris Causa representa, no âmbito institucional, o reconhecimento de contribuições relevantes ao desenvolvimento social, científico e cultural, inserindo a trajetória de Ruy Germano Nedel no conjunto de referências vinculadas à história e à formação da região missioneira.
Fonte: Rádio São Luiz
Pagamento do IPVA 2026 deve ser regularizado até 30 de abril

Foto: Canva/Ilustrativa
O prazo final para o pagamento do IPVA 2026 no Rio Grande do Sul está fixado em 30 de abril, data única para todos os veículos, independentemente do final da placa. O modelo unificado substitui o calendário escalonado adotado anteriormente e concentra o vencimento tanto para quem optou pela cota única quanto para quem não aderiu ao parcelamento antecipado.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A mesma data também marca o vencimento da quarta parcela para os contribuintes que dividiram o imposto em seis vezes, com início em janeiro. O parcelamento não possui juros, porém exige pagamento regular das parcelas, sob pena de cancelamento automático do benefício e cobrança do saldo com multa e juros.
Entre os principais pontos relacionados ao pagamento do IPVA 2026, destacam-se:
– Vencimento unificado em 30 de abril para todos os veículos no Estado
– Data também corresponde à quarta parcela para quem aderiu ao parcelamento em seis vezes
– Multa diária de 0,334% em caso de atraso, limitada a 20% do valor do imposto, além de juros
– Possibilidade de inscrição em Dívida Ativa após dois meses de inadimplência
– Impedimento do licenciamento do veículo com débito em aberto, com risco de apreensão em fiscalização
– Manutenção dos descontos dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão até o prazo final
– Redução de até 20% no valor total do imposto com a soma dos benefícios, conforme critérios
– Necessidade de gerar novo QR Code a cada mês para pagamento via Pix
– Pagamento disponível em bancos credenciados, lotéricas e por meio de mais de 760 instituições via Pix
– Possibilidade de quitação conjunta do IPVA, taxa de licenciamento e multas de trânsito
– Orientação para conferência dos dados do destinatário antes do pagamento, evitando golpes
Os descontos seguem vinculados ao histórico do contribuinte. O programa Bom Motorista considera o período sem infrações de trânsito, enquanto o Bom Cidadão está associado à quantidade de notas fiscais com CPF registradas no programa Nota Fiscal Gaúcha. Os percentuais são aplicados automaticamente a quem atende aos critérios.
A Secretaria da Fazenda reforça que não envia links ou boletos de cobrança diretamente ao contribuinte, sendo necessário acessar os canais oficiais para emissão dos dados de pagamento.
Fonte: Rádio São Luiz
Inscrições para o Encceja 2026 acontecem em maio

Foto: Freepik
As inscrições para o Encceja 2026 estão previstas para iniciar no dia 4 de maio e seguir até o dia 15. O exame é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e oferece a oportunidade de conclusão do ensino fundamental, para jovens maiores de 15 anos, e do ensino médio, para maiores de 18 anos.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
As provas serão aplicadas no dia 23 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. No momento da inscrição, o candidato pode selecionar o município que deseja realizar o exame. Os locais definitivos de prova serão informados aos participantes após a confirmação da inscrição.
“Todo aquele que não concluiu a sua escolarização na idade certa pode fazer essa inscrição e fazer essas provas, para conseguir o seu certificado”, destaca Angelita Lopes Dahmer, responsável pela chefia de divisão pedagógica da 32° Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Inep.
A prova acontece em dois turnos – manhã e tarde. Candidatos que se inscreveram no Encceja 2025 e não participaram, precisam justificar ausência para garantir a gratuidade no exame. Esse processo também pode ser feito on-line, pelo site do Inep, porém, o prazo final termina no dia 17 de abril.
No momento da inscrição, o candidato precisará informar dados básicos de identificação. Quem tiver dificuldade ou dúvidas pode buscar orientação em qualquer escola da rede estadual de educação. Também é possível solicitar atendimento especializado para a realização das provas.
“Caso esse estudante esteja na escola matriculado, ele deve continuar frequentando a escola até sair o resultado, que em geral é final do ano”, ressalta Angelita, sobre a divulgação dos resultados.
Fonte: Rádio São Luiz
Rolador inicia programação de aniversário e define prato típico e árvore símbolo do município

Foto: Luiz Oneide Nonemacher
O município de Rolador/RS iniciou, na manhã desta quarta-feira, 8 de abril de 2026, a programação alusiva ao aniversário de emancipação político-administrativa, celebrado em 16 de abril, com a realização do seminário “A História da Redução de Nossa Senhora da Candelária do Caçapamini”. A atividade integra o calendário oficial do município e também está inserida nas ações regionais dos 400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis, conectando o território local ao processo histórico missioneiro.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Foto: Luiz Oneide Nonemacher
O evento foi realizado no Salão Paroquial, reunindo autoridades municipais, representantes de secretarias, pesquisadores, educadores e comunidade. A abertura contou com a exposição “Rolador: terra de história, memória e vestígios”, organizada pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, de Ijuí, que trouxe ao município parte do acervo arqueológico relacionado ao sítio da antiga redução. Os materiais apresentados incluem fragmentos cerâmicos, utensílios e vestígios coletados a partir de pesquisas desenvolvidas desde o final da década de 1960, no âmbito do Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas (PRONAPA).
Após a abertura institucional, teve início o ciclo de painéis. O primeiro abordou o tema “Caçapamini: história indígena e aspectos coloniais”, com a participação da professora e historiadora Neli Teresinha Galarce Machado, que contextualizou a formação da redução, a presença indígena Guarani e os processos históricos relacionados à ocupação do território.

Foto: Luiz Oneide Nonemacher
Na sequência, ocorreu o segundo painel, “Rolador: terra de história, memória e vestígios”, conduzido pela educadora Belair Aparecida Stefanello, vinculada ao Museu Antropológico Diretor Pestana. A apresentação destacou a importância dos vestígios arqueológicos encontrados na região, a relevância científica do acervo sob guarda do museu e a necessidade de preservação do patrimônio cultural, além de contextualizar os estudos realizados desde a década de 1970, quando foram identificados diversos sítios arqueológicos na região.

Foto: Luiz Oneide Nonemacher
Durante o seminário, também foi apresentado o projeto de revitalização do sítio arqueológico da Redução de Nossa Senhora da Candelária do Caçapamini. Localizado no Rincão dos Melos, a cerca de dois quilômetros da sede do município, o espaço deverá passar por intervenções que visam transformá-lo em ponto de visitação turística, histórica e religiosa, com estrutura adequada para recepção de visitantes e ações de valorização do patrimônio.
A redução foi fundada em 1627 pelos padres jesuítas Roque González de Santa Cruz e Pedro Romero, junto a populações indígenas Guarani. O local chegou a abrigar aproximadamente 700 famílias, totalizando cerca de três mil pessoas. Em 1637, diante das ameaças de ataques de bandeirantes paulistas, a redução foi transferida para a margem argentina do rio Uruguai, onde passou a integrar o núcleo central das reduções da província jesuítica.
A programação seguiu com a divulgação dos resultados do concurso municipal que definiu o prato típico e a árvore símbolo de Rolador, iniciativa que contou com participação popular. O prato típico escolhido foi o ensopado de mandioca, enquanto a árvore símbolo definida é o ipê. Foi relizado o plantio simbólico da espécie escolhida, marcando um ato institucional vinculado às comemorações do município.

O seminário marca o início oficial das atividades comemorativas do aniversário de Rolador, que seguem ao longo do mês de abril com programação diversificada. Entre as atividades previstas estão palestras técnicas, eventos religiosos, apresentações culturais, competições esportivas e ações comunitárias, incluindo a programação do Dia do Município em 16 de abril e eventos subsequentes que se estendem até o mês de maio.
A realização do evento evidencia a articulação local na valorização da história regional, com destaque para o período das reduções jesuíticas e a presença indígena Guarani, ampliando o acesso à informação histórica e promovendo a preservação do patrimônio cultural no contexto missioneiro.
Fonte: Rádio São Luiz
Morre professora natural de São Luiz Gonzaga e autora de livro sobre luta contra o câncer

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Morreu no último domingo (05/04) a professora e escritora Maiara Larissa Fernandes dos Santos Rikerth, em decorrência de um câncer. Natural de São Luiz Gonzaga e residente em Igrejinha, Maiara tinha 27 anos e ganhou destaque ao relatar a luta contra a doença, inclusive, com a publicação de um livro com reflexões e mensagens sobre o tema.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Formada em Educação Especial e acadêmica dos cursos de Pedagogia e História, Maiara se tornou um símbolo de resistência para muitas pessoas, principalmente, após a publicação de livro sobre sua jornada após a descoberta do câncer. A obra, intitulada “Diário de um câncer: a busca por um coração restaurado”, foi lançada em 2024 pela Z Multi Editora.
Segundo a descrição do livro, Maiara nasceu em uma quarta-feira de outono na cidade de São Luiz Gonzaga. Ela apreciava livros, música, antiguidades e história, além de defender a educação como base para se alcançar sonhos.
Na obra, Maiara compartilha sentimentos, dúvidas e aprendizados ao longo da jornada. Além de expressar sua dor e os desafios do tratamento do câncer, ela também escreve sobre as mudanças na sua forma de perceber a vida, deixando um legado acolhimento para outras pessoas.
Maiara tinha esposo e uma filha. Familiares, amigos e leitores têm se manifestado nas redes sociais com mensagens de despedida e gratidão.
Fonte: Rádio São Luiz
Secretária de Educação de São Luiz Gonzaga descreve busca por reposição de servidores para escolas

Divulgação/Prefeitura de São Luiz Gonzaga
A secretária de Educação de São Luiz Gonzaga, Nara Mendes, concedeu entrevista nesta quarta-feira, 1° de abril, sobre o déficit de servidores das escolas da rede municipal de educação. Segundo ela, a pasta solicitou a reposição de operários em 5 de janeiro deste ano, porém, questões financeiras inviabilizaram a contratação. O tema foi debatido na sessão da Câmara de Vereadores após relatos sobre os impactos da falta de servidores em 11 escolas, principalmente, com a sobrecarga de professores.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
“No momento que falta uma pessoa para fazer a limpeza das escolas, gera um transtorno, e tinha algumas escolas que não tinham nenhum, porque eram todos contratados. e eles saíram no final do ano passado“, comentou Nara, reconhecendo a demanda dos professores.
Inicialmente, a alternativa buscada pela secretaria foi reorganizar o quadro de servidores da secretaria. Já nesta terça-feira (31/03), a prefeitura divulgou edital de processo seletivo simplificado com 23 vagas temporárias para operários. As vagas são para as secretarias de Educação, Saúde e Administração.
Ainda assim, a situação não deve ser totalmente resolvida com os novos contratados. “A questão financeira impede o Executivo de fazer maiores contratações, então nós vamos ter que trabalhar com as pessoas que estarão à nossa disposição”, pontuou a secretária. Para o futuro, a intenção é terceirizar os serviços de limpeza e manutenção.
“Já estamos conversando com as direções das escolas. Tem umas menores e com menos alunos que vão, por exemplo, abrir mão de ter dois servidores e ceder para uma escola que tem três turnos”, acrescentou Nara.
Outro assunto relacionado é a situação dos monitores para Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas. Segundo Nara, o número de estudantes com deficiência, especialmente o autismo, têm aumentado nos últimos anos, o que eleva a demanda por monitores nas salas de aula.
No ano passado, a secretaria contava com cerca de 90 monitores para as 22 escolas da rede. Neste ano, a expectativa é de contratar apenas 65, também por conta de limitações orçamentárias. Além disso, a pasta tem enfrentado dificuldades com a desistência de muitos candidatos.
Nara também ponderou que o trabalho da secretaria tem dado resultado, apesar dos desafios. “Os índices das escolas melhoraram, temos muitas novidades planejadas para que as escolas tenham suporte em relação ao autismo. Então, nós estamos sempre buscando melhorias para as escolas”, completou.
Matéria relacionada: Déficit de servidores nas escolas da rede municipal pauta debates na Câmara de Vereadores
Fonte: Rádio São Luiz
São Luiz Gonzaga abre processo seletivo para operários com 23 vagas temporárias

Foto: Canva/Ilustrativa
A Prefeitura de São Luiz Gonzaga publicou nesta terça feira 31 de março 2026, o Edital nº 09/2026, que estabelece a abertura de Processo Seletivo Simplificado para formação de cadastro reserva visando à contratação temporária de operários, em razão de excepcional interesse público.
O certame prevê o preenchimento de 23 vagas temporárias, com carga horária de 40 horas semanais, destinadas à atuação junto às Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Administração. O edital terá validade de um ano a partir da homologação do resultado final.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
As inscrições devem ser realizadas presencialmente nos dias 1º, 2 e 6 de abril de 2026, na sede da Secretaria Municipal da Administração (SEMAD). Para participar, é exigida idade mínima de 18 anos, comprovação de escolaridade conforme o cargo e regularidade com obrigações civis, políticas e militares, quando aplicável. A taxa de inscrição é de R$ 15,68, paga na tesouraria do município.
A função de operário tem remuneração corresponde ao padrão inicial do quadro municipal, totalizando R$ 1.272,41, acrescida de adicional de insalubridade de 40%, equivalente a R$ 508,96, além de vale-refeição.
A seleção será realizada por meio de análise de títulos, considerando formação escolar e experiência comprovada na função, com pontuação classificatória. A classificação preliminar está prevista para 7 de abril, com prazo para recursos no dia 8, e divulgação do resultado final em 9 de abril de 2026. Em caso de empate, o critério adotado será a maior idade do candidato.
Os candidatos aprovados serão convocados conforme a necessidade das secretarias requisitantes, respeitando a ordem de classificação e a apresentação da documentação exigida para contratação. O edital completo está disponível no site oficial do município e nos canais institucionais da Prefeitura.
Fonte: Rádio São Luiz
Caravana do CPERS percorre o Estado e debate projeto de educação pública

Foto: Evelise Oliveira
A Caravana do CPERS Sindicato percorre o Rio Grande do Sul com o objetivo de promover o debate sobre o projeto de educação pública no estado, articulando pautas relacionadas às condições de trabalho, carreira e estrutura das escolas. A mobilização envolve professoras, professores, funcionárias e funcionários da ativa e aposentados, além da comunidade escolar, e propõe um processo de escuta e discussão sobre os rumos da educação pública gaúcha.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Entre os principais eixos apresentados pelo sindicato estão a valorização dos profissionais da educação, o respeito aos aposentados, a revisão de perdas salariais acumuladas ao longo dos anos, a defesa da escola pública gratuita e democrática e o enfrentamento a políticas classificadas como meritocráticas, privatistas e mercantilistas. O movimento também aponta para a necessidade de melhorias nas condições de trabalho, na infraestrutura das instituições de ensino e na organização dos planos de carreira.
Durante passagem por São Luiz Gonzaga/RS, a presidente do CPERS Sindicato, Rosane Zan, destacou em entrevista à Rádio São Luiz que a caravana já se encontra em sua quinta semana de atividades, com visitas a diferentes regiões do estado. Segundo ela, a iniciativa surge em um contexto de mudanças estruturais na carreira do magistério e dos funcionários de escola, além de alterações nas relações entre profissionais ativos e aposentados, o que, conforme relatado, provocou divisões na categoria.
A dirigente também relacionou a mobilização a debates mais amplos, como as condições físicas das escolas, impactos de eventos climáticos recentes e transformações no ambiente educacional, incluindo o avanço das tecnologias no ensino. De acordo com a avaliação apresentada, esses fatores exigem revisão das políticas públicas e maior atenção às condições de aprendizagem e trabalho nas instituições de ensino.
Outro ponto abordado durante a caravana é a situação funcional e salarial da categoria. Conforme a presidente do sindicato, há segmentos que não recebem reajustes há anos, especialmente entre aposentados e determinados grupos de funcionários, além de mudanças no plano de carreira que, segundo o relato, impactaram a remuneração e a estrutura de progressão profissional.
A caravana também incorpora a realização de plenárias regionais e visitas às escolas, com a proposta de consolidar um diagnóstico sobre a realidade da educação pública no estado. A partir desse levantamento, o sindicato pretende sistematizar reivindicações e diretrizes a serem apresentadas no cenário político, especialmente em um período marcado por discussões eleitorais no Rio Grande do Sul.
O movimento é apresentado pelo CPERS como uma estratégia de mobilização e organização da categoria diante de disputas relacionadas ao papel do Estado na educação pública, incluindo debates sobre investimento, gestão e participação da iniciativa privada no sistema educacional.
Fonte: Rádio São Luiz
Déficit de servidores nas escolas da rede municipal pauta debates na Câmara de Vereadores

Foto: Kelvin Morais
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, realizada na segunda-feira, 30 de março de 2026, ocorreu no início do ano letivo da rede municipal e teve como principal pauta a situação estrutural das escolas, especialmente diante da ausência de servidores operários responsáveis por serviços de limpeza e manutenção. O tema foi levado à tribuna popular pela representante do Conselho Municipal de Educação, Liliane Souza, que também atua na gestão escolar, ao relatar que 11 das 22 instituições da rede— sendo seis escolas de educação infantil e cinco de ensino fundamental — enfrentam déficit de pessoal desde o início das aulas.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
De acordo com a manifestação, a ausência desses profissionais tem provocado a reorganização interna das escolas, com diretores, professores e demais servidores assumindo atividades que não fazem parte de suas atribuições, além de impacto direto na rotina dos estudantes. A situação descrita aponta que, diante da continuidade do problema até o final de março, a manutenção mínima dos espaços escolares tem sido viabilizada por medidas emergenciais adotadas pelas equipes diretivas.
A partir da exposição na tribuna, o tema passou a ser debatido pelos vereadores no grande expediente, com manifestações que evidenciaram diferentes aspectos institucionais e administrativos relacionados à questão. O vereador Mário Trindade (MDB), líder do governo, informou que tramita projeto prevendo a contratação de 23 operários, distribuídos entre as secretarias de Educação, Saúde e Administração, sendo a maior parte destinada à rede escolar. O parlamentar reconheceu a gravidade da situação relatada e indicou articulação para que a matéria fosse apreciada e votada ainda na mesma sessão.
O vereador Neri João Bilinski (Progressistas) comentou a limitação do Legislativo em relação à criação de cargos e geração de despesas, destacando que a iniciativa depende do Executivo, mas afirmou que há alinhamento para aprovação da proposta. Também mencionou contato com a Secretaria de Educação e reforçou a necessidade de planejamento antecipado para evitar a repetição do cenário em anos subsequentes.
O vereador Leonardo Vargas (PT) situou a discussão dentro de um histórico recente, afirmando que a demanda já vinha sendo apresentada desde o retorno das atividades legislativas e que a ausência de providências até o final de março evidencia atraso na condução do tema. O parlamentar indicou que a insuficiência de profissionais compromete o funcionamento das escolas e mencionou a possibilidade de encaminhamento da situação a órgãos de controle.
O vereador João Iuri Oliveira (Cidadania) trouxe para o debate a atuação do Legislativo nas escolas, citando visitas, reuniões com equipes diretivas e destinação de recursos por meio de emendas. Em sua manifestação, contrapôs as manifestações feitas durante a tribuna popular, afirmando que há acompanhamento das demandas dentro das competências institucionais da Câmara.
No campo das demais pautas, a vereadora Roseli de Oliveira Grings (Progressistas) destacou a atuação do Legislativo e de lideranças políticas na área da saúde, detalhando a articulação que resultou na destinação de recursos para aquisição de equipamentos destinados à futura UTI do hospital local. A fala situou o processo dentro de agendas realizadas junto ao Governo do Estado, com participação de representantes do município.
O vereador Renan Ruschel (MDB) complementou esse contexto ao apresentar informações sobre a chegada de um mamógrafo ao hospital e o andamento técnico do processo para implantação da UTI, incluindo tratativas na Secretaria Estadual da Saúde e na Casa Civil. A manifestação abordou o tema como parte de um conjunto de ações voltadas à estruturação do atendimento regional.
A sessão ainda registrou manifestações institucionais e presença de representantes da comunidade escolar. A discussão sobre a contratação de servidores operários foi o eixo central da reunião, com indicativo de votação do projeto ainda na mesma sessão, diante da necessidade de recomposição do quadro funcional nas escolas municipais.
Fonte: Rádio São Luiz
São Luiz Gonzaga recebe Selo FNAS por gestão de recursos da assistência social

Foto: Certificado
São Luiz Gonzaga/RS integra o conjunto de municípios brasileiros contemplados com o Selo FNAS – Edição 2025, conforme resultado divulgado na segunda-feira 30 de março 2026 pelo Fundo Nacional de Assistência Social, que reconhece a qualidade da gestão dos recursos destinados à política de assistência social. O município atende aos critérios estabelecidos pelo órgão federal, que avaliam a organização orçamentária, a regularidade contábil e a execução financeira do Fundo Municipal de Assistência Social, com base em parâmetros técnicos vinculados ao Sistema Único de Assistência Social.
A certificação considera indicadores como o preenchimento do sistema AgilizaSUAS, o envio do Quadro de Detalhamento de Despesa e a execução mínima de 50% dos recursos recebidos no período analisado entre 2024 e 2025, além do cumprimento das diretrizes previstas na Lei Orgânica da Assistência Social.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Na região, outros municípios também foram contemplados com o selo, evidenciando um padrão regional de adequação às exigências técnicas e de gestão estabelecidas pelo FNAS. Integram a lista Bossoroca, Caibaté, Pirapó, Rolador, Santo Antônio das Missões, São Paulo das Missões, São Miguel das Missões, Porto Xavier, Guarani das Missões, Garruchos, Cerro Largo e Campina das Missões, que igualmente atenderam aos requisitos de transparência, controle e execução dos recursos públicos vinculados ao SUAS.
A certificação integra uma estratégia nacional voltada ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, com foco na qualificação da gestão pública e no acompanhamento da aplicação dos recursos destinados à proteção social básica e especial. O reconhecimento indica que os municípios certificados mantêm regularidade técnica e operacional na condução dos fundos de assistência social, com impacto direto na estruturação e continuidade das políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Rádio São Luiz



