Comandante do 4º RCB fala sobre atividades realizadas na Semana do Exército

cb3d16ed-431a-478e-bf87-ae38a78ab816
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Tenente-Coronel Bernardo falou durante o programa Expressão Livre. (Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

Nesta terça-feira (16), o Comandante do 4º Regimento de Cavalaria Blindado, Tenente-Coronel Rodrigo de Carvalho Bernardo, visitou a São Luiz para divulgar as atividades que vêm sendo realizadas na unidade, por ocasião do Dia do Exército. Conforme o Tenente-Coronel Bernardo, neste ano, em virtude da data ter coincidido com a Sexta-feira Santa, a celebração foi antecipada.

“Nós organizamos a programação para que as famílias possam estar juntas na sexta-feira (19). Temos uma grande região de abrangência e muitos militares internos precisam se deslocar para outros municípios”, explica. Assim, a solenidade ocorrerá no Regimento amanhã, dia 17, a partir das 9h.

Além de autoridades da região, são especialmente aguardados alunos de escolas do município, os quais poderão fazer visitação aos espaços do aquartelamento, assistir a formatura e a exposição de material de emprego militar. Bernardo ainda destacou que será uma oportunidade para o público perceber a evolução dos recrutas incorporados no início do ano, especialmente em quesitos como ordem unida (marcialidade).

Acampamento de instrução individual básica

Após voltar às atenções para a comemoração do Dia do Exército, na semana que vem, a partir da terça-feira, deverá ter início o primeiro acampamento do contingente de recrutas de 2019. Será a oportunidade em que os militares deverão colocar em prática as técnicas aprendidas em dois meses e meio de instrução. A duração será de aproximadamente cinco dias, culminando com a entrega da Boina Preta, símbolo do combatente da Arma de Cavalaria.

Logo na sequência, iniciará o período de qualificação. Nesta etapa, os soldados serão qualificados em funções específicas dentro do Regimento, como motorista de viatura, cozinheiro, mecânico de motores, entre outros. Conforme o Comandante, “é uma formação que pode ser aplicada fora do Regimento, após o período de serviço militar inicial”.

Batalha de Guararapes – 19 de abril de 1648

O Dia do Exército, celebrado em 19 de abril, simboliza mais de 370 anos de criação da instituição. A data remonta ao episódio em que índios, negros e brancos, juntaram-se, no nordeste brasileiro, e formaram uma força colonial para expulsar os invasores holandeses. A Batalha de Guararapes é, portanto, a gênese do Exército Brasileiro, pois foi ali que o sentimento de defesa da terra nasceu.

Para o brasiliense Bernardo, já habituado às coisas do Rio Grande do Sul, as Forças Armadas sintetizam e representam todos os segmentos da sociedade. “Temos filhos de empresários e de pessoas que nem estudo tem. É uma instituição democrática, de acesso livre e que permeia a nossa sociedade brasileira”, conclui.

Fonte: Rádio São Luiz

 

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin