Delegado Heleno dos Santos alerta sobre golpes aplicados em compras pela internet

001
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Crime é cada vez mais comum. (Foto: Jornal das Missões)

Titular das delegacias de Porto Xavier, São Paulo das Missões e Caibaté, o delegado Heleno dos Santos falou com nossa reportagem sobre recente ação que resultou em quatro presos na serra gaúcha, em crime que teve origem no município de Mato Queimado. No caso, a vítima vendeu equipamento avaliado em mais de R$ 10 mil, com suposto pagamento por depósito bancário.

Leia mais: trabalho conjunto da DP de Caibaté e Draco de Caxias do Sul resulta em prisão de quatro criminosos na serra

Ocorre que o estelionatário depositou um envelope vazio e a vítima só não teve prejuízo maior devido a rápida ação conjunta da delegacia comandada por Heleno e da Draco de Caxias do Sul. “Foi o famoso golpe do envelope. O indivíduo deposita um envelope em branco, o terminal emite comprovante, mas o valor só é conferido horas depois ou no dia seguinte. Quando o prejudicado confere já é tarde demais”, esclarece.

Essa modalidade criminosa tem crescido vertiginosamente. Segundo o delegado, os golpes estão cada vez mais elaborados e difíceis de identificar. O exemplo citado anteriormente já é o terceiro dessa modalidade na região apenas neste mês. “Tivemos caso de venda de veículo por aplicativo em que o criminoso reside no nordeste, o que torna mais difícil recuperar”, revela.

Leia mais: Delegacia de Repressão ao Crime Organizado será instalada em São Luiz Gonzaga em breve

Conforme Heleno, os cuidados precisam ser redobrados. “Todas as cautelas precisam ser tomadas. Tem que ser detalhista. Assegure-se de que a pessoa que está do outro lado é quem diz ser”. “Desconfie de cheques, ofertas com valores fora do mercado e negócios com outros estados. Se possível, vá até um tabelionato e faça contrato de compra e venda. Lá eles obrigatoriamente identificam ambos e você tem uma segurança”, alerta.

O delegado ainda explica que quanto antes a vítima procurar a delegacia mais chance haverá de o resultado ser positivo. “Estamos lidando com golpes no dia a dia. Sabemos quais as modalidades mais comuns, mas cada dia surge um novo e temos que sempre nos atualizar”, finaliza.

Fonte: Rádio São Luiz

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin