Delegado Regional confirma a instalação de uma DRACO em São Luiz Gonzaga

Em entrevista à Rádio São Luiz, o delegado Afonso Stangherlin, titular da 27ª Delegacia Regional de Polícia Civil, comentou sobre a ação de ontem que resultou na apreensão de quase 10kg de maconha e na prisão de um casal em Santo Antônio das Missões. Na entrevista, a autoridade policial também confirmou a instalação em São Luiz Gonzaga de uma delegacia especializada no combate ao crime organizado.

Sobre a quantia apreendida, Afonso salientou que “até não é uma grande quantidade, uma vez que estamos na divisa com a Argentina, e, em cerca de 70km ou 80km, já estamos em Encarnación, no Paraguai, país que possui grande produção de maconha. Então somos uma rota, não podemos achar que não. Recentemente, recebemos o reforço de alguns policiais que vieram para as delegacias de Santo Antônio e Garruchos, o que dá fôlego ao trabalho”.

Sobre a ação em Santo Antônio, o delegado explicou que “graças à relação com a Brigada Militar, que sempre foi exitosa, as ações têm dado resultados. O homem preso ontem já havia cumprido pena em regime fechado, e quando a pessoa sai do presídio, a gente já passa a monitorar. Segundo a Brigada, receberam denúncias de movimentação e realizaram monitoramento. Assim, localizaram dois tijolos de droga dentro de um fogão desativado e os outros oito enterrados. Como o local é próximo ao trevo da cidade, acreditamos que ele não fosse vender a droga para consumo por usuários, mas, provavelmente, fizesse a distribuição para a região. E a questão de nossas estradas e fronteiras desguarnecidas acaba facilitando o ingresso da droga nas comunidades”, ressaltou.

INSTALAÇÃO DA DRACO – Afonso também destacou uma grande notícia, aguardada há um tempo pela comunidade regional: a instalação de uma Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado, que ocorrerá no dia 21 deste mês, às 14h, na 27ª DPR, em ato que contará com a Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor. Conforme o delegado, “a instalação de uma DRACO dará a possibilidade de sairmos do inquérito policial e combater o crime organizado efetivamente. Não estão sendo instaladas muitas delegacias do tipo no Estado, e a implantação de uma DRACO em São Luiz foi obra do pessoal daqui, e do trabalho realizado, começamos a mostrar a necessidade desse tipo de delegacia. Ou seja: não esperamos que ela fosse instalada, mas trabalhamos para mostrar a necessidade de uma DRACO”, destacou.

Fonte: Rádio São Luiz

Foto: Emerson Scheis/Rádio São Luiz