Destaques Principais

Dia de Campo em São Luiz Gonzaga destaca resultados de gestão na propriedade


Foto: divulgação

Agricultores e lideranças de São Luiz Gonzaga foram recepcionados na quinta-feira (25) na propriedade da família do agricultor Antônio de Carli, integrante do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar(PGSAF), coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar. No local puderam conferir resultados do programa e discutir ações que podem contribuir para as melhorias das condições de trabalho e de geração de renda da família.

O evento iniciou com a saudação de autoridades e com o relato histórico do casal Antônio e Rosemarie, que vivem há 20 anos na propriedade, sobre os avanços em relação à qualidade de vida. A partir do acompanhamento desde 2016, a família legalizou uma agroindústria de queijo, através do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), buscou, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz e Rolador, recursos do Feaper para instalação de um biodigestor e foi beneficiada pelo Programa Estadual de Apoio à Ampliação da Infraestrutura Rural com a construção de açude, através de projeto elaborado pela Emater/RS-Ascar.

Nas estações foram abordados resultados e orientações de segurança e soberania alimentar, do PGSAF e do Programa Estadual de Agroindústria, manejo da bovinocultura de leite, manejo de recursos naturais e energias alternativas. O evento finalizou com um momento de integração das famílias, proporcionado pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de São Luiz Gonzaga.

Participaram do evento agricultores familiares participantes do PGSAF, integrantes da Associação de Produtores Familiares Terra e Vida, famílias beneficiárias do plano socioassistencial e representantes da Administração Municipal. Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito em exercício, Mário Trindade, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Nodir Maronese, presidente da Câmara de Vereadores, Reni Rodrigues Lopes, coordenador da SDR, Ernesto Ivo de Lima, coordenador da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Antônio Portela, presidente do STR de São Luiz Gonzaga e Rolador, Geovani Luiz Hoff, gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, e os assistentes técnicos regionais Lisete Primaz, Vanessa Gnoatto e Jorge Lunardi. A realização do evento, organizado pela Emater/RS-Ascar e SDR, contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador e do Cras.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar 

Compartilhe: