Dia do Pajador: Bossoroca realiza evento e homenagem nesta quinta-feira

23456225_131674830884867_532529329774499675_o
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Para homenagear o pajador dos pajadores e comemorar o 95º aniversário de Jayme Caetano Braun, no dia 31 de janeiro, às 20 horas, no auditório Municipal João Luiz Bandeira, acontecerá entrega da “Medalha Jayme Caetano Braun”.

A Comenda Jayme Caetano Braun, conforme Lei nº 1.885 de 21 de dezembro 2001, por sua expressiva contribuição à cultura missioneira, cujo trabalho destaca o município no âmbito regional, e no Rio Grande do Sul. No ano de 2018, a honraria foi entregue ao Afrânio Batista Marchi e ao Jairo Plautz Velloso.

Neste ano de 2019 a Comissão Municipal escolheu para receber a “Medalha Jayme Caetano Braun” Mirian Nascimento Manzoni, que é natural de Bossoroca, tendo realizado seus estudos em nível de formação em Santa Maria. Estudou o Colegial na Escola Sant’anna (nível médio). Na UFSM formou-se em educação Artística e Artes Plásticas. Fez Pós-graduação em Educação Pré Escolar, também pela UFSM.

Iniciou-se no magistério na Escola Municipal Josefina Ferreira Aquino, como professora de Educação Artística. Trabalhou também na Escola Haidée Nascimento e escola Ensino Médio Bossoroca, onde foi diretora por duas gestões.

De 2001 a 2004 foi secretária Municipal de Educação e Cultura e atualmente é uma das vice-diretoras da Escola Miguel Fernandez. Alem de suas atividades de magistério, possui destacada atuação nos meios artísticos e culturais tendo participação como artista plástica e apoiadora cultural em diversos eventos. Destaca-se na pintura e desenho tendo participado de diversos Salões de Artes e Exposições de Artes Plásticas.

Atua também como voluntária em projetos culturais, sendo do Conselho Municipal de Turismo e Cultura, diretora artístico-cultural da Confraria do Icamaquã e membro da Associação Cultural de Bossoroca, atuando desde a 1ª Edição do Manancial Missioneiro da Canção, que já conta com sete edições.

Em Santa Maria atuou como Pesquisadora da temática “Arquitetura surgida em Santa Maria no inicio do século XX”. Foi também integrante do Corpo de Baile da Escola Sant’Anna e do Grupo de Danças Santa Maria. Aventura-se no campo da prosa, tendo publicações, com alguns prêmios nas categorias canto e crônica. Membro da ALMURS (Academia de Letras dos Municípios do RS) tendo como patrono Jayme Caetano Braun.

Suas obras podem ser vistas em diversas escolas de Bossoroca, Museu Municipal Paulina Alves Pereira, Biblioteca Pública Dr. Antônio N. Leães, Prefeitura Municipal, CTG Sinuelo das Missões, Clube Gaúcho (Santo Ângelo), Museu da FIAT (São Paulo), dentre outros, além de coleções particulares.

Possuem especial destaque “As Parteiras” (técnica mista desenho/pintura) no Museu Municipal, Retrato de Jayme Caetano Braun e Noel Guarany que se encontra no Gabinete do Prefeito de Bossoroca, os quadros “Tronco Missioneiros” e “Baixada do Manduca” no Galpão Tranqueira do Rio Grande, da Escola de Ensino Médio Bossoroca.

Mirian é filha de Hélio Paulo Manzoni e Maria Zeila Nascimento Manzoni (in memorian). Tem um filho, Luiz Fernando acadêmico de Direito em Santa Maria.

Através disto podemos perceber a quão expressiva sua contribuição à nossa cultura.

Assessoria Prefeitura de Bossoroca

Foto: Mirian Nascimento Manzoni será homenageada com a medalha. Crédito: arquivo pessoal

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin