Destaques Principais

Executivo Municipal debate situação delicada do Lar do Idoso


A tesoureira do Lar do Idoso, Ariane Gomes _ a presidente da instituição, Cleoni Zanchi e o prefeito Sidney Brondani. Foto: AI Prefeitura

A situação do Lar do Idoso São Vicente de Paula foi pauta de uma audiência na terça-feira (12) na Prefeitura de São Luiz Gonzaga. O prefeito Sidney Brondani, se reuniu com a presidente da instituição, Cleoni Severo Zanchi, e a tesoureira da entidade, Ariane Gomes, para tratar sobre a perda do certificado de filantropia do Lar do Idoso.

Na ocasião, a presidente Cleoni Zanchi destacou que a instituição tem enfrentado dificuldades financeiras após a não renovação da filantropia, o que preocupa os envolvidos na administração e a equipe do Lar. “Os serviços prestados pelo Lar do Idoso seguem os mesmos, o que mudou foram as cobranças de alguns encargos. Desde que a filantropia não foi renovada, o gasto mensal da instituição aumentou cerca de R$ 10 mil. Buscamos apoio para solucionar esta questão e manter o serviço realizado pelo Lar do Idoso em São Luiz Gonzaga”. O certificado de filantropia isenta a instituição de realizar o pagamento da parte patronal do INSS dos trabalhadores, sem prejudicar os direitos trabalhistas dos funcionários.

O prefeito Sidney Brondani ressaltou o trabalho social promovido pelo Lar do Idoso e garantiu o apoio do Executivo são-luizense para solucionar a questão. “Cuidar de outro ser humano é uma das missões mais nobres que existem e a equipe do Lar do Idoso vem se dedicando há anos em zelar pelos idosos. Porém, manter uma instituição nos dias de hoje não é fácil. O Executivo Municipal está ao lado do Lar do Idoso para auxiliar a instituição no que for possível a fim de solucionar a questão, garantindo a continuidade do serviço realizado pelo lar”. Em 2018, por meio de convênio, a prefeitura destinou R$ 60 mil à instituição. O Executivo Municipal estuda uma forma de repassar mais recursos ao Lar do Idoso.

Atualmente, a instituição acolhe 55 idosos e possui 27 funcionários. Devido o auxílio constante que os idosos necessitam (como para a alimentação ou banho), o Lar do Idoso funciona nos três turnos, 24 horas por dia.

Por Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Compartilhe: