Garruchos: Autorizada a travessia por meio de balsa com a Argentina

Há dois anos, a Administração Municipal de Garruchos busca viabilizar a ligação entre o município e a Argentina por meio de balsa. O início das negociações se deram junto ao Ministério dos Transportes, onde toda a orientação necessária foi buscada, com os primeiros direcionamentos dados no sentido de encontrar empresas interessadas em gerenciar a travessia.

De acordo com o prefeito João Carlos Scotto (PP), após a realização de todos os processos necessários, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), responsável por regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária, autorizou a implementação da balsa em Garruchos. O prefeito ressalta que isso é um avanço significativo para o município, uma vez que este enfrenta dificuldades para desenvolvimento em diversos setores em comparação com os municípios da região, devido ao difícil acesso.

Ele explica que a balsa deverá realizar inicialmente a passagem de veículos leves. Outro ponto importante diz respeito à legalização dos portos ligados ao Brasil e à Argentina. A exemplo de Porto Vera Cruz (RS), o acesso deve ser adaptado até que exista a viabilidade de ampliação para uma infraestrutura portuária. “A passagem de veículos leves suprirá a demanda. Hoje são 56 km de estrada de chão, o que dificulta a logística em todos os sentidos. Já com a ligação à Argentina, esses acessos serão facilitados”, explica. Ele exemplifica ao falar de São Borja, que é referência para Garruchos ao fornecer diversos serviços ao município, que terá o acesso facilitado pela Argentina com o funcionamento da balsa.

Fonte: Róbson Gomes

Foto: Divulgação