Destaques Principais

Júlia vai à Brasília

Elenita, Julia, Daniel e Luciana falaram sobre este projeto que vem ganhando cada vez mais destaque. Foto: Genaro Caetano/Rádio São Luiz

No início desta semana, nos dias 8 e 9 de maio, a escola CIEP Mário Vieira Marques de São Luiz Gonzaga foi representada em Porto Alegre, na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. A aluna Júlia da Fontoura, acompanhada pelo professor Daniel Folk Streck, esteve na Capital apresentando o projeto, relacionado à comunidade local.

A alegria pela classificação para a etapa estadual, que por si só já trouxe muito orgulho para toda a comunidade escolar do CIEP, agora é multiplicada por mais uma novidade, pois o trabalho, focado na necessidade de saneamento básico em residências das imediações do CIEP, foi classificado para a etapa nacional. A 5ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente será realizada entre os dias 14 e 19 de junho, em Brasília.

Assim como ocorreu antes de sua apresentação em Porto Alegre, Julia participou do programa Expressão Livre mais uma vez, agora antecedendo sua viagem à Capital Federal. Desta vez, em entrevista nesta quinta-feira (10), tivemos a participação de Julia, Daniel, diretora Luciana Crespo Dutra e professora Elenita Miranda.

Etapas do projeto

Conforme nos foi informado, em Porto Alegre cada aluno apresentou seu projeto e debateu o mesmo com outros jovens – ao final, foram os próprios estudantes que escolheram os classificados. Já em Brasília os alunos classificados (400 ao todos) serão divididos em grupos e lá vão elaborar tarefas em forma de jogo. Desta vez Julia será acompanhada por assessores do Conselho Estadual.

Recompensa

A torcida por Julia só é igualada pelo orgulho que todos os envolvidos sentem pelos alunos que realizaram este trabalho, que teve orientação do professor Daniel e professora Rosimeri Chagas, mas que também envolveu diversos outros educadores, que acompanharam os alunos nas visitações em dias de sol e chuva e hoje podem ver o resultado que um bom trabalho proporciona.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Compartilhe: