Morre o ex-deputado estadual são-luizense Porfírio Peixoto

Porfírio-1200x630
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Porfírio ajudou Brizola a organizar o PDT no Rio Grande do Sul. (Foto: divulgação)

Morreu neste sábado (15), aos 79 anos, o ex-deputado estadual Porfírio Peixoto. Nascido em São Luiz Gonzaga em 9 de abril de 1940, Peixoto iniciou sua vida pública no ano de 1963, quando foi eleito vereador são-luizense pelo PTB – Partido Trabalhista Brasileiro. Foi um ativo participante da política estudantil, tendo feito parte da direção da União Estadual dos Estudantes (UEE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Foi eleito deputado estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro, em 1974 e 1978, e em 1982 e 1986 pelo Partido Democrático Trabalhista. Nos vinte anos de mandato parlamentar, sempre esteve na direção dos partidos que pertenceu, nas esferas municipal, estadual e nacional. Como Constituinte Estadual, foi membro da Comissão de Organização dos Poderes e, durante as diversas fases de elaboração da Constituição Estadual, apresentou 79 emendas.

Ingressou no Tribunal de Contas em 15 de dezembro de 1989, quando assumiu as funções de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, função da qual estava aposentado sob muito reconhecimento.

Exercia atualmente a presidência da Fundação Caminho da Soberania (criada para construir e administrar o Memorial Leonel Brizola na orla do Guaíba, em Porto Alegre), função para a qual foi eleito por unanimidade. Em São Luiz Gonzaga, mantinha muitas amizades. Conforme familiares, o velório vai ser no cemitério João XXIII, em Porto Alegre, às 15h30min, e o enterro amanhã, às 10h.

Abaixo, depoimento de Peixoto para especial produzido pelo PDT em virtude do centenário de João Goulart (ocorrido em 1 de março deste ano). No relato, ele lembra encontro com o então Vice-presidente da República João Goulart, em São Luiz Gonzaga, no Café Central, em 1953.

Com informações do PDT RS

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin