“Olho Vivo na Rua” fala sobre história da Salvador Pinheiro Machado

Rua é uma das mais importantes da cidade e presta homenagem ao primeiro intendente eleito pelo voto no município. (Foto: arquivo/Rádio São Luiz)

Foi ao ar nesta sexta-feira (19) mais um episódio do projeto ‘Olho Vivo na Rua’. Trata-se de um programa especial apresentado durante o principal noticiário da emissora, com foco na história por trás das vias da cidade. O primeiro, veiculado em março, falava sobre a João Goulart.

Fotografia do General Salvador Pinheiro Machado feita em São Luiz Gonzaga – RS, em 1908. Ele morreu em 1919. (Foto: reprodução/acervo fotográfico de família)

História de Salvador Ayres Pinheiro Machado (ouça a playlist aqui)

Líder importante da história local, Salvador foi o primeiro intendente eleito pelo voto popular em São Luiz Gonzaga – cargo equivalente ao de prefeito. Muitos confundem a sua figura com a do Senador Pinheiro Machado, seu irmão, outro personagem importante da história política nacional, o qual dá nome à avenida.

Salvador nasceu em Cruz Alta, em 7 de março de 1859. Filho de Antonio Gomes Pinheiro Machado e Maria Manoela de Oliveira Ayres, casal de paulistas que emigrou para o Rio Grande do Sul, cujos filhos, em sua maioria, tornaram-se líderes políticos e/ou militares, como é o caso de Salvador.

Em São Luiz Gonzaga, conforme o livro ‘A História do Capitão José Gomes Pinheiro’, escrito por Olavo Pinheiro Godoy, dedicou-se à criação de gado bovino, ao negócio de mulas e à extração de madeiras de lei nas margens do Ijuí-Grande, madeiras que, reunidas em balsas, desciam o Rio Uruguai, sendo vendidas na Argentina e no Estado Oriental. Criador progressista, foi ele que trouxe para São Luiz Gonzaga o primeiro touro Durhan e o primeiro touro Hereford.

Foi membro ativo do movimento republicano que culminou na proclamação de 1889, vice-presidente do Rio Grande do Sul (cargo equivalente ao de vice-governador), comandante da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul em 1897 e, como já escrito, intendente de São Luiz Gonzaga – por duas vezes.

Aspecto da rua

A Salvador Pinheiro Machado atravessa São Luiz Gonzaga de norte a sul, com 18 quadras. É uma via inteiramente pavimentada por asfalto/calçamento que começa na esquina com a Ernesto Alves, culminando nos portões do 4º RCB.

Forma cruzamentos com outras importantes ruas como a Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, 1º de Março, Venâncio Ayres e a Avenida Senador Pinheiro Machado (estes dois último logradouros homenageiam, respectivamente, tio e irmão de Salvador).

Às suas margens estão o Centro de Meteorologia, escolas de educação infantil, Associação de Moradores do Bairro Monsenhor Woslki, Clube Rancho, Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos, lotérica, hotéis, supermercados, lojas, escritórios de advocacia, vila militar, consulado do Grêmio, entre tantas outras entidades e empreendimentos.

Apoiadores

O ‘Olho Vivo na Rua’ especial Salvador Pinheiro Machado teve apoio de Nacional Gás, Loja do Estofador, Quines Peças e Serviços, Jorge Pneus, Advogados Joveni Rodrigues Lopes e Marco Aurelio Lopes, Floricultura Bella Flor e Açougue Bom Gosto.

Para ouvir o especial acesse os links abaixo:

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

Bloco 4

Fonte: Rádio São Luiz