Secretaria Municipal de Saúde realiza censo vacinal da febre amarela

Nos últimos anos, foram registrados no país casos de febre amarela e óbitos em decorrência da doença. Mesmo sem ocorrências no Rio Grande do Sul, o Estado está em alerta devido o registro de um caso em Santa Catarina. Intensificando as ações de prevenção da doença, a Secretaria de Saúde realiza um censo vacinal nas localidades no interior do município.

A enfermeira Daiani Beniz, esclarece sobre a realização do censo na zona rural do município. “A febre amarela se apresenta em duas formas: silvestre e urbana. A urbana não ocorre no Brasil desde 1942. Frente a isso, o censo será iniciado na área rural, onde ocorre a circulação do foco”.

VISITAS

De acordo com a enfermeira da Secretaria de Saúde, Águeda Balbé, nas localidades que não possuem atendimento dos agentes, a equipe da Secretaria de Saúde realizará um cronograma de visitas.

Na quinta-feira (4), a equipe esteve no Assentamento São Luiz. Nesta segunda-feira (8), às 9 horas, a equipe da secretaria estará na localidade de Campos do Pontão, na Sede da Associação de Moradores. No dia 11 de julho, a mobilização ocorre na Esquina União, às 13h30min, na EMEF União. “Como o RS está em alerta e queremos evitar registros de casos da doença no município, é importante que as pessoas procurem suas carteirinhas para que sejam avaliadas pelos agentes de saúde. Nas localidades que a equipe não conseguir visitar, pedimos que as pessoas venham ao Centro de Saúde. Sendo assim, imprescindível que a população participe deste censo”, destaca Águeda.

VACINAÇÃO

Devem realizar a vacina contra a febre amarela, bebês a partir dos 9 meses até adultos com 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A vacina é em dose única. “Para quem perdeu a carteirinha de vacinação e não lembra se está imunizado, pedimos que venha até a Sala de Vacina do Centro de Saúde. Nos anos de 2007 e 2008 ocorreu uma intensificação da campanha de vacinação de 2001 e nos temos registros nos cadernos que podem indicar se a pessoa foi vacinada. Estamos a disposição da população para que esse censo seja um sucesso!”, afirma a técnica de enfermagem, Lisiane Henrich.

O atendimento da Sala da Vacina do Centro de Saúde ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 horas até às 13 horas, na Avenida Senador Pinheiro Machado, ao lado da Arte Nossa. Informações também pelo (55) 3352-1238.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Ilustração / Climep