Secretário de Agricultura do Rolador destaca os diversos programas disponíveis aos produtores do município

kd

O secretário Eliseu Lima em entrevista a Luiz Oneide Nonemacher. Foto: Emerson Scheis/Rádio São Luiz

Em entrevista ao Olho Vivo desta quarta-feira, 20, o secretário de Agricultura do Rolador, Eliseu Lima, falou sobre os programas em aberto destinados aos produtores rurais.

PROGRAMAS

KIT PASTAGENS – Conforme Eliseu, a secretaria está fazendo as reservas de sementes de pastagens e, também, as reservas para adubo e ureia visando o plantio do milho. As encomendas são feitas agora por conta da necessidade do processo licitatório para aquisição, e, dessa forma, disponibilizar os insumos aos produtores já no mês de abril.

KIT ALFAFA – Através desse programa, a prefeitura faz o financiamento de até dois hectares para o plantio de alfafa. Segundo Eliseu, Rolador conta com as maiores produções da região e, provavelmente, o preço do produto deverá aumentar com a chegada do inverno.

HORTA SAUDÁVEL – O secretário convida os produtores e, principalmente, as produtoras roladorenses para adquirir sementes de hortaliças e mudas. Neste ano, durante a Festa Farroupilha em setembro, a prefeitura estará premiando os três primeiros colocados do projeto Horta Saudável, conforme sua produção.

FRUTA NO POMO – Neste programa, a Secretaria de Agricultura entrega variedades de sementes para que os produtores possam ter o seu próprio pomar e, além de cultivar frutas para seu próprio consumo, comercializá-las para obter renda extra.

MELHORAMENTO GENÉTICO – Segundo Eliseu, a Secretaria de Agricultura reativou o referido programa para, através de inseminação, melhorar o gado leiteiro dos produtores roladorenses. No caso, a pasta conta com um inseminador que atende diretamente nas propriedades rurais do município.