Secretário de Educação do RS destaca o pleito por um colégio Tiradentes no município: “Se houver possibilidade, São Luiz deverá estar entre as cidades selecionadas”

Omar Freitas Agencia RBS
Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

A Rádio São Luiz entrevistou nesta terça-feira, 28, o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, o qual falou sobre questões como o processo de escolha dos novos coordenadores regionais de Educação, novas unidades de colégios Tiradentes no RS e a impossibilidade de reajustes salariais para o magistério em 2020.

COORDENADORES – Segundo o secretário, o processo seletivo para escolha dos novos coordenadores de CREs foi dilatado para que uma maior opção de nomes fosse apresentada: “Como alcançamos a meta de número mínimo de candidatos em apenas quatro municípios, estendemos o prazo para que quem se sentir habilitado faça a sua inscrição”. Sobre a situação da 32ª CRE, Faisal disse que “a coordenadoria está trabalhando dentro da normalidade, e enquanto não tivermos o novo coordenador definido, não teremos processos de grandes alterações neste primeiro momento”.

SITUAÇÃO DAS CRES – Conforme Faisal, “por questões de racionalização, estamos estudando a situação de cada Coordenadoria, seu quadro funcional e carga horaria. Por exemplo, em algumas CREs estamos eliminando o turno da noite pois entendemos que é um absurdo termos coordenadorias abertas à noite, gerando desperdício de profissionais que poderiam estar em sala de aula. Assim, buscamos ter uma realidade com uma carga efetiva e real para que no segundo semestre tenhamos novos ajustes do quadro funcional”, salientou o secretário, que enfatizou que, no momento, está descartada qualquer afirmação sobre fechamento de coordenadoria enquanto não ocorrer uma nova avaliação da estrutura de cada uma: “Falar sobre fechamento é muito delicado, e não vejo, como secretário, perspectivas para que isso aconteça”.

COLÉGIO TIRADENTES EM SÃO LUIZ – Questionado sobre a viabilidade de implantação de um colégio Tiradentes no município, o secretário destacou que “estaremos indo a Brasília nos próximos dias para tratar da possibilidade de aumentarmos o número de escolas Tiradentes no RS. A vontade do Governo Federal e do FNDE é de que se tenha mais escolas de perfil militar, e o Colégio Tiradentes não é uma escola militar, é uma escola mista. Mas independente disso, iremos levar o projeto para discutirmos com os gestores a possibilidade de aumentar esse número existente de educandários. E, se houver a possibilidade e tivermos aporte financeiro para tal, São Luiz Gonzaga deverá estar entre as cidades selecionadas”, destacou.

REAJUSTE DO MAGISTÉRIO – Sobre a insatisfação do magistério quanto à impossibilidade de reajustes salariais, Faisal enfatizou que “é uma pauta legítima e mais do que justa. E é inadmissível que um educador, um multiplicador de conhecimento, receba o que se recebe como salário básico no RS. Isso gera um grau de descontentamento dos professores e muitas vezes até de arrependimento por ter optado pela profissão de educador. O que a gente sempre coloca de forma clara é que o momento atual do governo é praticamente de um estado de calamidade financeira, e que hoje não temos como dar os 28% de reposição exigidos pela categoria”.

A respeito da reposição dada a outras categorias, como a membros do Judiciário, Tribunal de Contas, Procuradores, dentre outros, com reajuste previsto de mais de 16%, o secretário de Educação disse que “infelizmente é um poder à parte, com orçamento próprio e que eles mesmos gerenciam. Correto ou não, moral ou não, é outra discussão que tem de ser feita. A gente entende que no atual momento os professores e demais servidores públicos estão com seu poder de compra completamente achatado, com um Estado que não dispõe de recursos para reposição salarial. E enquanto não tivermos as reformas que o país precisa, com as pessoas gostando ou não, nós não teremos como dar uma reposição digna como o professor precisa”, finalizou Faisal.

Fonte: Emerson Scheis/Rádio São Luiz

Foto: Omar Freitas/Agência RBS

Compartilhe essa notícia...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin