Destaques Principais

Soja: colheita deve se encerrar em breve, com boa média de produção


Colhida a safra normal, restará apenas a safrinha de soja. Foto: Tadeu Vilani/Ed. Globo

Passado mais um período de precipitações na região, a colheita nas lavouras de soja volta a se intensificar, desta vez em ritmo de encerramento, ao menos na safra normal. Entrevistado no programa Expressão Livre desta terça-feira (17), o agrônomo da Coopatrigo Fábio Hauschild falou a respeito da expectativa em torno do desenvolvimento da produção.

Apesar da previsão de períodos de estiagem mais longos neste ano do que os da safra passada, os resultados que vêm sendo observados com as lavouras atuais são melhores do que o esperado, mesmo que as chuvas também sejam mais irregulares. Segundo o agrônomo, ainda é cedo para falar sobre média de produtividade na região, mas ele assegurou que nos encaminhamos para um bom percentual.

Culturas de inverno

Encerrando-se a colheita da safra normal de soja, restando apenas o soja safrinha, é hora de trabalhar com as culturas de inverno. Produto que marcou o desenvolvimento da Cooperativa Tritícola São-luizense, o trigo segue fora da preferência dos produtores por questões de preço, mas Fábio orienta os produtores a plantar ao menos a mesma área plantada na safra passada.

O entrevistado diz que o trigo tem a sua importância, inclusive para a produção de soja que vem na sequência. A rotação de culturas é algo fundamental para a manutenção da qualidade do solo e Fábio diz que os agricultores devem buscar orientações com profissionais da área para saber como proceder nessa situação, para que a produção de trigo seja incentivada e a produtividade do solo mantida.

Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Compartilhe: