Destaques Principais

URI São Luiz completa 26 anos


Ato oficial de implantação da URI 1992. Fotos: divulgação URI São Luiz

No dia 19 de maio de 2018, a URI completa 26 anos de atuação na formação educacional, na Educação Básica, no Ensino Superior e na Pós-Graduação, em São Luiz Gonzaga. Atualmente, com seis cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica e Fisioterapia, a instituição fortalece seus princípios norteadores: (1) Ética e Corresponsabilidade; (2) Formação e Desenvolvimento Humanos Competente; (3) Excelência e Inovação na Educação; (4) Aproximação com a Comunidade; (5) Visão Global, Ação Local; (6) Implementação da Gestão Acadêmica e Institucional; (7) Fortalecimento da Comunidade Universitária e (8) Permanente Qualificação da Infraestrutura.

Debates na comunidade sobre a acolhida ao projeto universitário

FUNREGE – Em 1976, foi constituída, em São Luiz Gonzaga, a Fundação Regional de Ensino – FUNREGE, com o objetivo primordial de implantar um Curso Universitário em solo são-luizense. No contexto sociocultural da época, poucos municípios contavam com instituições de Ensino Superior, em decorrência das imposições legais do Ministério da Educação, dentre as quais a exigência de que as municipalidades possuíssem fundações, que seriam mantenedoras das Universidades.

No ano de 1989, realizou-se uma reunião na Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, iniciando as tratativas para o ingresso no projeto de Universidade multicampi. Reuniram-se os conselhos administrativos, curador e fiscal, juntamente com a comunidade, para discutir sobre a temática. Após uma série de reuniões e debates, em convenção realizada no Salão Nobre de Associação Comercial e Industrial – ACI – local, a comunidade optou por integrar o referido projeto.

As fundações dos municípios envolvidos – Santo Ângelo, Erechim, Frederico Westphalen e São Luiz Gonzaga – fundiram-se para formar a FuRI– Fundação Regional Integrada, constituída pela cedência em forma de comodato do patrimônio de cada Fundação.

A partir da criação formal da Fundação, cumprindo as formalidades e as exigências legais, iniciou-se o processo de organização da Universidade. Para tanto, realizou-se o planejamento pedagógico das atividades de ensino, pesquisa e extensão, essenciais no contexto universitário.

Implantação da URI- São Luiz Gonzaga (placa histórica)

URI – O Projeto Universitário foi acolhido pelo Conselho Federal de Educação na data de 04 de dezembro de 1990 e teve seu reconhecimento em 06 de maio de 1992 pelo parecer n° 285 do CEF e em 19 de maio de 1992, pela Portaria n° 809, homologada pelo então ministro da Educação Sr. José Goldemberg.

Em 1992, prestaram vestibular em Santo Ângelo para cursar em São Luiz Gonzaga, 95 candidatos, para cursar Pedagogia, sendo que destes 40 fizeram matrícula e 24 formaram-se em 1996. Em 1993 houve o primeiro vestibular nas dependências da URI-SLG. As aulas do Curso de Pedagogia iniciaram suas atividades junto ao Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – INSA. Devido à falta de espaço no Instituto, e com a disponibilidade de um prédio pela Cooperativa Tritícola Regional São-luizense – COOPATRIGO, a URI – São Luiz Gonzaga transferiu-se para a Avenida Senador Pinheiro Machado, local em que, atualmente, funciona a sede administrativa da cooperativa.

Na instalação da Universidade, em 1992, o professor Sidney Luiz Brondani, Presidente da FUNREGE, assumiu interinamente a Direção Administrativa da URI. Logo após, ainda em 1992, a professora Zaida Magalhães dos Santos Dorneles assumiu a Direção Geral, permanecendo no cargo até o ano de 2002.

A gestão seguinte foi da professora Sonia Teresinha Vieira de Medeiros (2002-2006). No ano de 2005, em razão da cessação das atividades do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, a URI – São Luiz Gonzaga retornou para o prédio do INSA, situado na Rua José Bonifácio, 3149.

Instalações da URI no início

Em 2006, assume a gestão da Universidade, a Professora Sonia Regina Bressan Vieira. Durante sua primeira gestão (2006-2010), iniciou o processo de aquisição do imóvel da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (mantenedora do INSA), para o funcionamento da URI – SLG em prédio próprio.

Em 2014, assumiu a Direção Geral da URI-SLG, a professora Dinara Bortoli Tomasi, realizando, no prédio, as adequações necessárias para o funcionamento da Escola de Educação Básica e dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Elétrica e Fisioterapia, bem como do curso de Direito, implantado em 2015, atentando para as exigências legais das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs e da Acessibilidade.

Na gestão 2014-2018, estão sendo fortalecidas as práticas de acessibilidade e sustentabilidade, as quais, são coordenadas por equipes qualificadas. O Núcleo de Acessibilidade, além de realizar as adequações na infraestrutura em conformidade com a ABNT, procura ampliar um espaço de reflexão sobre a inclusão, permanentemente realiza pesquisas e atendimentos, com o propósito de tornar a URI-São Luiz Gonzaga cada vez mais acessível a todos. O Comitê Sustentabilidade Socioambiental desenvolve projetos e atividades voltados ao equilíbrio nas relações dos indivíduos consigo, com o coletivo e com o ambiente, defendendo o uso racional dos recursos naturais. A URI abriga também o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piratinim, o qual, contempla dezesseis municípios de nossa região.

Escola de Educação Básica – A Escola conta com uma equipe de professores altamente qualificada e comprometida com a aprendizagem e a vivência de valores como a solidariedade e o respeito. Com um número crescente de estudantes, a Escola tem se destacado nos resultados do ENEM. Além da qualidade no processo de ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento, o corpo docente prima pela realização de atividades enriquecedoras desse processo, tais como Noite Cultural, Ação Solidária, Viagens de Estudos, Mostra de Iniciação Científica, Projeto, Jogos Escolares Inter URIs, Dia do Esquisito, Coroação de Nossa Senhora, Festa Junina, Projeto Profissões, Natal Mágico, Ações de Preservação, Semana da Consciência Negra, dentre outras. Também são disponibilizadas oficinas de modalidades esportivas, tecnológicas, artísticas e culturais.

A Banda Marcial, vinculada à Escola Básica, é destaque a nível estadual, incluindo crianças ao oportunizar a iniciação musical.

Pesquisa e Extensão – Por meio de um corpo docente qualificado, contando, em sua maioria, com mestres e doutores, a URI – São Luiz Gonzaga operacionaliza projetos de pesquisa ligados a temáticas fundamentais ao desenvolvimento sustentável da região. A iniciação científica oportuniza aos acadêmicos o enriquecimento de seu processo formativo, articulando teoria e prática. Os referidos projetos abrangem os seis cursos de graduação e relacionam-se com questões de saúde, qualidade de vida, práticas de exercício, tabagismo no meio acadêmico, reeducação postural global, saúde pública, treinamento de força, cidadania e inclusão por meio do esporte, acessibilidade, gênero e violência, cultura e diversidade, comportamento do consumidor, liderança no contexto organizacional, orientação profissional, utilização de microcontroladores e irradiação solar.

A universidade conta com vários grupos de pesquisa, dentre os quais: Educação, Política e Cidadania, GEPEFIS – Grupo de Pesquisa em Fisioterapia, Grupo de Pesquisa em Biologia e Bioquímica Animal e de Micro-organismos; Grupo de Direitos, Transformação Social e Universo Plural da Cidadania; Estudos sobre Missões e Gestão Ambiental Aplicada ao Desenvolvimento de São Luiz Gonzaga e Região.

A IES possui duas revistas científicas. A Revista Interdisciplinar Contabilidade, Administração e Direito – RICADI e a Revista Saúde e Ciência em Movimento – RSCM. Periódicos disponibilizados para publicações de acadêmicos, professores e demais interessados no fortalecimento da pesquisa. Um dos grandes avanços no que se refere à pesquisa foi a constituição do Comitê de Ética – CEP, por meio do qual os projetos serão avaliados pelos docentes da unidade local, assegurando que os estudos atendam aos requisitos legais e aos princípios éticos.

URI – São Luiz Gonzaga atualmente

A URI São Luiz Gonzaga tem como um de seus pilares, a estreita relação com a comunidade. Por esta razão, na área social, desenvolve significativos projetos. Dentre os quais destacam-se o Projeto Vida Ativa, realizado junto ao Lar do Idoso São Vicente Paula, o qual busca contribuir para manter a qualidade de vida das pessoas assistidas pela entidade. A Fisioterapia do Riso, coordenado pelo Curso de Fisioterapia, e desenvolve a promoção de saúde no Hospital de São Luiz Gonzaga. Neste mesmo aspecto, a URI, disponibiliza por meio de sua Clínica Escola de Fisioterapia, o atendimento a mais de dois mil pacientes por ano, oriundos do sistema único de saúde. E, ainda, conta com o Centro de Responsabilidade Social, a partir do qual articula ações que demonstram o compromisso com a sociedade.

No nível interno, as atividades voltam-se ao bem-estar dos profissionais da Universidade. O Núcleo de Prática Jurídicas do Curso de Direito, instalado junto ao Fórum do município, em funcionamento há dois meses, já realizou 52 atendimentos para a comunidade hipossuficiente. No nível externo, busca-se contribuir com a comunidade em questões prioritárias.

Vale salientar, ainda, o empenho de equipe de profissionais da URI – São Luiz Gonzaga na formação docente. Anualmente, a instituição oportuniza momentos de construção de conhecimento e de reflexão sobre a docência em diversos municípios da região, contemplando escolas das redes estadual e municipal. Os eventos científicos promovidos pela IES, como o Colóquio Internacional Inovação, Conhecimento e Tecnologias, Semanas Acadêmicas, Encontro de Egressos e workshops temáticos asseguram a ampliação de horizontes culturais e a difusão de saberes construídos academicamente.

Ao olhar para o Futuro a URI, realiza uma relevante pesquisa junto aos municípios da microrregião, para conhecer as percepções dos acadêmicos, egressos, gestores públicos e comunidade em geral. Com base nos dados obtidos, serão propostas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão efetivamente relacionadas aos anseios comunitários.

Ao longo desses 26 anos, 1130 egressos trazem em seus diplomas a marca URI-SLG, e, consequentemente, juntamente com a titulação acadêmica, levam consigo os valores e os princípios de uma formação humanizada e socialmente responsável. Nesse período, a URI São Luiz Gonzaga tem sido permeada pelo sucesso, especialmente em virtude do apoio de lideranças comunitárias, que abraçaram o projeto de Universidade, que se caracteriza pelo endereço regional; pela referência multicampi; pela identidade comunitária e por um alcance que ultrapassa fronteiras.

No cenário contemporâneo, a atual gestão prioriza a qualidade na formação desde a Educação Infantil até a Especialização; o atendimento personalizado aos integrantes da comunidade acadêmica; a humanização no acesso e permanência na instituição; a vivência intensa do processo formativo; a inovação e a sustentabilidade; o atendimento às demandas comunitárias, em especial na Saúde e na Educação; disponibilização da infraestrutura –em constante adequação aos padrões e às exigências atuais – e da equipe de profissionais, contribuindo em projetos sociais significativos para São Luiz Gonzaga e região e oportunizando que cada vez mais, como diz seu slogan, que todos sejam cada vez mais felizes na URI – São Luiz Gonzaga.

Texto: Dinara Bortoli Tomasi, Lizandra Andrade Nascimento e Pâmela Moraes

Compartilhe: