Destaques Principais

URI – SLG realiza lançamento de projeto sobre sistemas agrossilvipastoris na Região das Missões

O projeto é uma parceria entre URI – São Luiz Gonzaga, Grupo Enel, Emater e Secretária Estadual do Ambiente Desenvolvimento Sustentável


A URI – Campus São Luiz Gonzaga, preocupada em ajudar na formação profissional e cultural da região das Missões, tem atuado de forma destacada em ações que possam interferir positivamente no avanço socioambiental regional. Além do processo de construção do conhecimento inerente ao papel da Universidade, a URI – São Luiz Gonzaga propõe-se a contribuir na melhoria da capacidade de conhecer, refletir e transformar a realidade nas comunidades e na região em que está inserida.

Assim, aprovou na tarde da última quinta-feira o Projeto “Sistemas Agrossilvipastoris na Região das Missões: estratégias de produção sustentável, preservação e educação ambiental para a agricultura familiar”, o qual tem como objetivos implantar sistemas agroflorestais e silvipastoris na região das Missões, para o aumento da produção sustentável associada a estratégias de educação ambiental e pesquisas científicas de valorização da conservação do meio ambiente, principalmente da flora nativa regional. A proposta de trabalho será desenvolvida na região de abrangência dos municípios de São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Dezesseis de Novembro, Garruchos e Bossoroca.

Acompanharam o momento de lançamento do projeto o Prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Luiz Brondani, Prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto, Presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, Reni Rodrigues Lopes, Secretário de Agricultura de São Luiz Gonzaga, Nodir Maronese, Secretária de Educação Rosangela Vidoto, Presidente do Sindicato Rural, Luiz Fernando Dorneles, Presidente da ACI, Marcos da Rosa, Carina Zborowisk, Gilmar Francisco Vione, Alexandre Hüller, Elenir Linauer, Claberson Modelli e Samuel Cardoso.

A diretora Dinara Bortoli Tomasi

Da URI, estiveram, Diretora Geral, Professora Dinara Bortoli Tomasi, Diretora Acadêmica, Renata Barth Machado, Diretora da Escola Básica, Jerusa Dutra, Coordenador do Projeto, Jean Lucas Poppe, Coordenador do Curso de Fisioterapia, Rodrigo Cales, Coordenador do Curso de Educação Física, Bruno Costa Teixeira, Coordenadora do Curso de Administração, Luciane Oliveira, Bibliotecária, Karen Ávila, Coordenador do SAE e Éderson Marques.

A Professora Dinara Bortoli Tomasi destacou a trajetória de elaboração e construção do projeto, elencando o aprendizado oportunizado neste processo e os reflexos que esse trabalho terá para a nossa região. O Professor Dr. Jean Lucas Poppe explicou como serão desenvolvidas as atividades de trabalho, destacando os resultados positivos para o desenvolvimento regional sustentável a partir da exploração de produtos de origem florestal e animal com certificação de procedência e qualidade, além de outros benefícios oriundos da integração entre Sociedade, Meio Ambiente, Economia, Tecnologia e Educação.

Cleberson Modelli, da ENEL

Cleberson Modeli afirmou a importância desta parceria entre empresas e universidades, como forma de consolidação do desenvolvimento regional.

Também, fizeram uso da palavra durante o momento Samuel Cardoso (Enel), Elenir Linauer (SEMA/RS – Santa Rosa), Gilmar Francisco Vione (Emater), Prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Luiz Brondani e Prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto.

A imprensa esteve presente com Luiz Oneide Nonemacer e Emerson Scheis.

Texto: Pâmela Moraes/URI

Fotos: Emerson Scheis

Compartilhe: