Videomonitoramento: edital para contratar empresa que fará manutenção das câmeras foi publicado

frame videomonitoramento
frame videomonitoramento

Centro de Controle Operacional é ocupado por militares que dedicam-se exclusivamente à função. (Foto: frame/YouTube/divulgação)

Foi publicado no dia 1º de março, o edital de licitação para que seja definida a empresa que fará a manutenção das câmeras de videomonitoramento instaladas em São Luiz Gonzaga. A responsabilidade passou para a prefeitura desde que o contrato anterior expirou. Agora, o poder público deve contratar empresa para o diagnóstico técnico nos equipamentos, nos pontos de recepção de sinal e no Centro de Comando Operacional, o qual está com valor estimado em R$ 8.603,00.

Por questão de segurança, o Major Hernani, Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, não revela o número e nem a localização dos equipamentos que estão com limitação no uso, ou seja, não estão operando em sua plenitude. Ele ressalta, no entanto, que “como funcionam 24h, e não raramente estão expostas ao tempo, é natural a necessidade de manutenção periódica”. Hernani ainda acrescenta que os danos mais comuns são resultados de descargas elétricas ou de outras questões ligadas aos fenômenos da natureza.

Apesar de não revelar o número de equipamentos que necessitam de manutenção, o oficial avalia que as 36 câmeras que o município dispõe são instrumento importantíssimo para os órgãos de segurança pública. Hernani afirma que é uma tecnologia que veio para ficar e que, apesar de necessitar de manutenção periódica, trata-se de um investimento em segurança.

Como exemplo, o Major citou o município de Rolador que, recentemente, colocou em operação 10 câmeras de videomonitoramento na cidade. “O município, o Consep, a administração e a sociedade estão de parabéns. A localidade entendeu que era um investimento, conveniou com a secretaria de Segurança Pública, e adquiriu as câmeras que já estão atuando e que estão espelhadas na sala de operação do 14º BPM”, conclui.

Atualmente, outros municípios da região têm avançado na busca pelo sistema, algo que, segundo ele, trará muitos benefícios para a região.

A respeito da licitação em São Luiz Gonzaga, o site da prefeitura informa que o processo licitatório encerra no dia 25 de março, às 10h.

Fonte: Rádio São Luiz

Mais recentes em radiosaoluiz.com