Audiência Pública debateu fonte de recursos para a UERGS e a criação de fundo destinado a projetos de pesquisa e extensão da universidade

Foi realizada nesta segunda-feira, 4, nas dependências do Memorial Legislativo da Assembleia Legislativa em Porto Alegre, audiência pública para debater sobre novas fontes de recurso e financiamento da UERGS, oportunidade em que a Unidade de São Luiz Gonzaga se fez presente, juntamente com prefeitos, vereadores e deputados que acompanharam as discussões.

Segundo a ex-reitora e diretora do Campus de São Luiz Gonzaga da UERGS, Arisa Araújo da Luz, “o encontro, promovido pelos deputados Gabriel Souza e Fábio Ostermann, foi muito importante, pois demonstrou que temos o apoio de todos os partidos e de toda a sociedade gaúcha. Na ocasião, todos os deputados foram unânimes em afirmar que o financiamento da UERGS precisa ser realizado pelo Tesouro do Estado, assim como ocorre com todas as universidades públicas. Porém, na Audiência Pública, foi destacado da necessidade de se criar um fundo em que os professores e funcionários possam captar recursos externos para manter projetos de pesquisa e extensão, fundo esse que precisa ser criado por Lei aprovada na Assembleia Legislativa”, destacou.

Conforme Arisa, a criação do fundo teve um encaminhamento positivo na Audiência: “Tivemos a certeza de que, assim que discutirmos internamente para que esse fundo seja destinado exclusivamente para projetos de pesquisa e extensão, os deputados irão aprovar tal qual o projeto que a UERGS estará encaminhando. Tivemos a confirmação dos parlamentares de que a minuta do Projeto de Lei para criação do fundo não sofrerá alterações ao longo de sua tramitação”, destacou Arisa, que agradeceu a todos os presentes que proporcionaram uma grande mobilização pela UERGS junto à Audiência Pública realizada.

Fonte: Rádio São Luiz

Fotos: Assembleia Legislativa/UERGS