Safra do trigo apresenta resultados positivos de qualidade e de comercialização

(Foto: divulgação)

A safra do trigo no Estado é positiva. A avaliação é do presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, que falou no programa Expressão Livre.

De acordo com ele, mesmo com os elevados índices de chuvas nos últimos meses, a produtividade não foi afetada. O presidente afirmou que mais de 60% da safra de trigo do estado foi colhida antes da ocorrência das chuvas torrenciais. Segundo Paulo, isso resultou em um trigo que qualificou como excepcional e que atenderá a indústria do pão.

A respeito do valor pago pelo trigo, destacou que mesmo que o valor pago seja abaixo do esperado, ainda assim será uma safra de resultados positivos, não só de qualidade, mas também de comercialização. “Os produtores terão um retorno satisfatório”, afirmou.

Na oportunidade ele ainda falou sobre o setor da carne. Conforme o presidente, o Brasil vive um momento de elevada exportação de carne, que se dá devido uma crise na China causada por peste, que levou o país a abater milhares de animais. Desse modo, para suprir a demanda da carne, o Brasil tem exportado significativamente. Para Paulo, o momento apresenta duas características, sendo positiva para os produtores, uma vez que há valorização da carne bovina, suína e de frango. No entanto, analisa ser um momento negativo para o consumidor brasileiro, que paga mais caro pela carne em relação há meses anteriores. Ele ainda defende que é importante que exista uma mobilização para que se garanta a sanidade animal, afim de evitar descuidos e prejuízos na produção de carne.

Por Róbson Gomes/Rádio São Luiz