Contra Pacote do Governo, integrantes da ASSTBM realizam manifestação em frente à sede do 14º BPM

Familiares e militares da reserva ocupam portão de entrada e saída de viaturas. (Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)

Desde as 6h desta terça-feira (17), integrantes da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militar (ASSTBM) realizam manifestação em frente ao portão de saída de viaturas do 14º Batalhão de Polícia Militar, em São Luiz Gonzaga. A ação, que também ocorre em outras cidades gaúchas, tem como alvo o pacote de ajustes do Governo do Estado, que hoje tramita na Assembleia Legislativa.

Conforme Valmir Dorneles, presidente da ASSTBM e tenente da reserva da Brigada Militar, a medida apresentada pelo Governador Eduardo Leite prejudica policiais militares e bombeiros. “Queremos que o Governo se sensibilize, retire e venha discutir com as entidades uma solução”, disse Valmir.

As viaturas que estão no batalhão só serão liberadas em eventuais emergências, como casos de crimes contra a vida. “Já fizemos contatos com o comandante e a nossa intenção não é criar transtorno. Não queremos prejudicar a sociedade e estamos buscando o apoio, pois é a única forma que temos para contrapor esse projeto do governo”, explicou Valmir.

Segundo o Major Brum, comandante do 14º BPM, a manifestação é pacífica e ordeira. “Nosso portão lateral está simbolicamente fechado, mas as atividades ordinárias estão mantidas. A formatura do Projeto PM Mirim, marcada para hoje, inclusive”, concluiu o Major.

Fonte: Rádio São Luiz