Definido: 10ª edição do Grito de Alerta será em Ijuí, nos dias 23 e 24 de abril

O 10º Grito de Alerta da Terra já tem data definida para ocorrer em 2020: o evento será realizado nos dias 23 e 24 de abril, no município de Ijuí. A decisão foi tomada em reunião da Macrorregional ocorrida nesta terça-feira, em Ijuí.

Em entrevista ao Expressão Livre, o Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga/Rolador e membro da atual diretoria da FETAG/RS, Rafael Dalenogare, comentou sobre a realização de mais um grande evento, o Grito da Terra, que chega à sua 10ª edição neste ano.

Segundo Rafael, “o Grito, que se tornou um evento a nível nacional, surgiu aqui em São Luiz Gonzaga com a proposta de valorizar a agricultura familiar e mobilizar a sociedade para este fim. No ano passado, o Grito de Alerta contou com a maior mobilização a nível de Brasil, e, para 2020, em que o tema será a década da agricultura familiar, a proposta é reivindicar por novas políticas públicas e concretizar uma grande aliança para valorizar o trabalhador do campo”.

Conforme o dirigente sindical, o 10º Grito de Alerta em Ijuí contará com a seguinte programação: no dia 23 de abril, será realizado um grande encontro com todas as Comissões da FETAG, juntamente com a CONTAG, visando assumir um compromisso de luta pelo campo. E, no dia 24, ocorrerá o ato de massa, com a previsão indicativa de, pelo menos, cinco mil pessoas presentes no ato.

FESTA COMEMORATIVA PELA DÉCADA DA AGRICULTURA FAMILIAR – No dia 5 de abril, o STR irá realizar uma grande festa comemorativa pela Década da Agricultura Familiar, evento que contará com a presença da Macrorregional em São Luiz Gonzaga, tendo em vista o município ter sediado o primeiro Grito de Alerta da Terra.

Fonte: Rádio São Luiz

Fotos: Reprodução