“O bem viver no campo e na cidade” pautou a 43ª Romaria da Terra, em Mormaço
Com o tema “O bem viver no campo e na cidade” e lema “Dá-me de beber” (Jo 4,7), foi realizada nesta terça-feira, 25 de fevereiro, a 43ª Romaria da Terra, a qual foi sediada pela Diocese de Cruz Alta, na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Mormaço-RS.
O evento reuniu romeiros de todos os cantos do Estado, com uma comitiva são-luizense também presente. A caminhada dos romeiros teve início na Comunidade São José dos Prólos, em direção ao Parque Municipal, num percurso de 2,7km.
A Romaria ocorre todos os anos, na terça-feira de carnaval, em que milhares de romeiros e romeiras vindos de diferentes lugares se encontram para relembrar e celebrar os mártires da terra que tombaram defendendo a vida do povo empobrecido. Com Sepé Tiaraju, motivador das romarias, defensor dos povos indígenas, busca-se lembrar que esse dia será um momento de restabelecer as forças na luta por justiça e igualdade.
A realização da Romaria da Terra é um dos compromissos comuns permanentes das 18 Dioceses do Rio Grande do Sul, que integram o Regional Sul 3 da CNBB e acontece desde 1978.
Fonte: Informações da Arquidiocese de Porto Alegre
Fotos: Eloi Andrade