Cerca de 2 mil doses de vacina contra a covid-19 de São Luiz Gonzaga estão sob análise após queda de energia

(Divulgação)

Doses foram encaminhadas para verificação na 12ª Coordenadoria Regional de Saúde

A interrupção no fornecimento de energia das câmaras conservadoras, no Centro de Saúde, durante a chuva de terça-feira, 7, pode ter comprometido cerca de duas mil doses de vacina contra a covid-19 de São Luiz Gonzaga. Conforme a enfermeira Águeda Balbé, coordenadora do Centro de Saúde, os frascos, por terem ficado armazenados fora da temperatura adequada, foram encaminhados para a verificação na 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Santo Ângelo.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

O problema foi em um disjuntor que derrubou a energia e fez com que as câmaras interrompessem a refrigeração. Águeda disse que o local é verificado diariamente e como “não ficou muito tempo desligado” talvez ainda seja possível utilizar as doses. A decisão do que será feito cabe agora à coordenadoria. O processo deve demorar no mínimo 15 dias.

Ontem, 08, o município recebeu novas doses para segunda aplicação da Pfizer e CoronaVac. ESFs que ainda tinham lotes para primeira aplicação ainda estão imunizando. O problema não afetou essas unidades de saúde, pois cada uma tem seu próprio refrigerador.

Ainda existem pessoas na faixa etária vacinável que não procuraram a primeira dose. Novas remessas devem ser encaminhadas, em breve, para que o chamamento a estes grupos seja reforçado.

Fonte: Rádio São Luiz