CGT Eletrosul orienta sobre período de piracema na região da Usina Passo São João

Usina Passo São João. (Foto Paulo Sérgio Borba/CGT Eletrosul)

População deve estar atenta a proibições relacionadas à pesca

Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro – A CGT Eletrosul, empresa responsável pela operação da Hidrelétrica Passo São João, localizada no rio Ijuí, entre os municípios de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro, informa à comunidade que se iniciou, neste mês, a piracema 2021/2022. De 1º de outubro a 31 de janeiro, época de reprodução dos peixes, a pesca fica restrita nos rios do Rio Grande do Sul e proibida em proximidades de corredeiras e barragens de empreendimentos hidrelétricos.

Receba as nossas notícias no WhatsApp

Este período, na região, é regulado pela Instrução Normativa nº 193/2008 do Ibama, que estabelece algumas vedações. Por exemplo: pescar à montante e à jusante de barragens de reservatórios de hidrelétricas, cachoeiras e corredeiras, além das saídas das casas de força de usinas, em uma distância de 1.500 metros; pescar à montante e à jusante das confluências dos afluentes do rio Ijuí, em uma distância de 500 metros; pescar utilizando embarcação motorizada; pescar usando molinete, carretilha, rede, tarrafas, espinhéis e similares; promover e participar de competições de pesca.

É permitida a pesca desembarcada ou com embarcação não motorizada, utilizando linha de mão, vara e anzol, e observando o tamanho mínimo do pescado no limite de captura e transporte (no máximo, cinco quilos de peixe por pescador). Também é possível realizar pesca científica, com autorização dos órgãos competentes.

Consciente de sua responsabilidade socioambiental, a empresa divulga regularmente relatórios e informações sobre a Hidrelétrica Passo São João no site www.cgteletrosul.gov.br. Em caso de dúvidas, a CGT Eletrosul disponibiliza o telefone (55) 3314-6140.

Fonte: Assessoria de Imprensa