Estiagem e decreto de situação de emergência pautaram reunião do Executivo são-luizense com representantes de entidades do município

São Luiz Gonzaga – As consequências da estiagem em São Luiz Gonzaga e a possibilidade da Administração Municipal decretar estado de emergência pautou reunião na manhã de terça-feira (4). O encontro ocorreu no Salão Nobre da prefeitura, com a participação de autoridades, entidades e empresas.

            Conforme o prefeito Sidney Brondani, o município pretende decretar estado de emergência. “Precisamos do apoio de todos com o levantamento de informações que possam embasar o decreto e possibilitar o reconhecimento do mesmo pelo Governo do Estado. O foco do levantamento de dado é apontar como a situação afetou a vida do cidadão”, informou. O coordenador municipal da Defesa Civil, Milton Nei Neves do Amaral, repassou orientações encaminhadas pela coordenação regional da Defesa Civil de como realizar o registro de danos. Poderão ser entregues relatórios e fotos informando os danos causados pela estiagem, os impactos na produção agrícola e na pecuária, e principalmente os impactos sociais.

Receba as nossas notícias no WhatsApp 

Na ocasião, foi definido com os participantes o encaminhamento dos registros para análise da Defesa Civil do município até quinta-feira, 6 de janeiro. Após a avaliação do setor, caso o parecer seja favorável, o decreto de situação de emergência deverá ser publicado nesta segunda-feira, 10 de janeiro. Com a publicação, a Defesa Civil regional tem o prazo de 10 dias para avaliar os dados encaminhados e reconhecer (ou não) o decreto. Também será avaliada a promoção de uma campanha pela Corsan, com o apoio da Prefeitura Municipal, para chamar a atenção da comunidade sobre o uso consciente da água e a necessidade de economizar.

            A reunião contou com a participação  do secretário de Obras e Viação, Mário Trindade; do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Atanásio Santiago; da secretária adjunta de Ação Social e Comunitária, Aline Daros Henrich Bialva; do gerente do escritório local da Ascar-Emater/RS, Paulo Matos; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga e Rolador, Rafael Dalenogare Paz; do diretor superintendente da Coopatrigo, Marcos Pilecco; da presidente do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, Margareth Costa Beber; da vice-presidente da entidade, Marinete Mattioni; do representante da Corsan, Rogério da Silva Hider; do assessor jurídico da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Luís Fernando Cavalheiro Pires e da presidente da ACI, Roberta Flores.

ORIENTAÇÕES  

Na segunda-feira (03), ocorreu uma reunião com os representantes da Defesa Civil e autoridades dos municípios da região. O encontro tinha como objetivo debater sobre a estiagem que afeta o Estado e os procedimentos que podem ser adotados pelos municípios. A reunião foi coordenada pelo 1º sargento Leandro de Oliveira, coordenador adjunto da regional da Defesa Civil, e contou com a participação de representantes dos municípios de São Luiz Gonzaga; Santo Antônio das Missões; Garruchos; Bossoroca; Sete de Setembro; São Nicolau; Pirapó e Dezesseis de Novembro.

Durante a reunião, o coordenador explicou como realizar a homologação e preencher os laudos necessários, caso o município defina por decretar situação de emergência. Também foi instruído o uso correto do sistema da Defesa Civil. Conforme o 1º sargento, a Defesa Civil tem como prioridade auxiliar a questão social, os danos causados pela estiagem as pessoas (problemas de abastecimento de água potável, distribuição de cestas básicas, entre outros). O pedido e o decreto de situação de emergência têm o intuito de viabilizar recursos para as comunidades do interior e da área urbana.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Defesa Civil