Estiagem segue castigando lavouras de toda a região

Lavouras de soja florescem e ocorre abortamento das flores, pela falta de água e temperatura elevada. (Divulgação/Aurora Projetos Agrícolas)

São Luiz Gonzaga – O proprietário da Aurora Projetos Agrícolas, Douglas Dias, comentou, na semana passada, os atuais efeitos da estiagem na região. O impacto é tanto que, segundo ele, quase metade das lavouras de milho que observou foram para o seguro. Mesmo as de milho irrigado tiveram a produtividade afetada.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp 

Douglas, que atua na região, explicou que na sua observação Rolador foi mais afetado que São Luiz Gonzaga. As poucas pancadas de chuva que caíram ao longo deste mês praticamente não atingiram os campos do município vizinho.

Sobre o seguro, ele comentou que as agências bancárias têm solicitado que se aguarde um período de 15 a 20 dias antes do encaminhamento. Douglas lembrou que a situação pode mudar em caso de uma boa chuva, mas alertou que é importante que o produtor registre a lavoura com levantamento fotográfico para a comprovação das perdas.

Apesar do momento ser de incertezas por conta da estiagem, o especialista lembrou que os cenários mudam rapidamente e, por isso, aproveitou para orientar quanto à previsibilidade, organização e planejamento para as lavouras de inverno. Douglas e sua equipe prestam este serviço.

Fonte: Rádio São Luiz