Impactos financeiros resultantes da estiagem preocupam presidente da AMM
São Nicolau – O prefeito de São Nicolau e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Ricardo Klein, destacou que o momento é de preocupação por conta dos impactos que a região vai sentir com a estiagem. O gestor projeta redução no retorno de ICMS, na circulação de recursos e redução de postos de emprego, como a mão de obra utilizada em lavouras.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A articulação em buscas de recursos para minorar os efeitos desta seca é permanente. Ricardo ressaltou que tanto o governo federal como o estadual estão cientes do momento vivido. Os municípios decretaram situação de emergência e alguns já foram reconhecidos por Brasília.
Para o futuro, visando reduzir os impactos de épocas como esta, o presidente da AMM defende mudanças na legislação de perfuração de poços para estocagem de água. Ricardo esteve em Santa Rosa, na sexta-feira passada, para acompanhar uma reunião da comissão da Bacia do Turvo, rio que cobre alguns dos municípios de abrangência da AMM. Ele retornou desta reunião preocupado em reativar as comissões das bacias dos rios Ijuí e Piratini. O fato se justifica pois, segundo Ricardo, o estado quer iniciar a cobrança de taxas sobre qualquer uso destas águas, sejam elas para poços artesianos, bebedouros, açudes, caixas d’água e semelhantes.
Recursos do Programa Avançar
Ricardo também falou sobre a rapidez com que foram escolhidos os projetos de habitação do programa Avançar. Causou estranheza o fato de que o governo do estado abriu o processo para recebimento em uma quinta-feira e na segunda já estavam preenchidos.
Ele espera que futuramente sejam destinados mais recursos para a área, pois, conforme afirmou, todos os municípios têm déficit no segmento da habitação.
Por outro lado, na condição de prefeito de São Nicolau, o gestor lembrou dos cerca de R$ 3 milhões que seu município receberá para investimento em turismo, recurso que é oriundo do programa Avançar. Ricardo citou o empenho da secretaria de Planejamento que, no fim do ano, trabalhou no Natal e no Réveillon para que o projeto de restauro do Sobrado Silva fosse contemplado. A licitação será aberta em breve e o local, no futuro, deve abrigar uma sala de recepção do turista, um museu e uma biblioteca. O 1º CTG de São Nicolau também deverá ser restaurado nesta empreitada.
Por Kelvin Morais
Fonte: Rádio São Luiz