Projeto Cidade Limpa deverá receber apoio do poder público para auxiliar na limpeza das ruas

(Divulgação)

São Luiz Gonzaga – O voluntário Marcelo Gamarra, do Projeto Cidade Limpa, participou ontem, 21, de reunião na prefeitura de São Luiz Gonzaga para discutir assuntos relacionados com a limpeza urbana do município. Na ocasião, o Executivo sinalizou que pode destinar recurso financeiro para que os voluntários do projeto ampliem a atuação de recolhimento de descartes como sofás, TVs, geladeiras, entre outros itens que são depositados na via pública de forma inadequada.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O encontro também serviu para que fossem discutidas ideias visando melhorar a limpeza das ruas. A primeira sugestão feita foi para que o município adquira uma máquina que faça a aspiração de detritos e folhas, otimizando o serviço que atualmente utiliza vassouras. A ideia foi bem recebida.

Também foi falado sobre a aquisição de um triturador de galhos. Sobre este equipamento, no entanto, o valor da máquina, avaliada em cerca de R$ 200 mil, e a necessidade de uma mão de obra específica, deixam a aquisição mais complicada. Uma solução seria terceirizar o serviço ou buscar uma parceria.

Por ora, segundo o secretário de Obras e Viação, Mário Trindade, a prefeitura agiliza para poder retornar com o descarte de galhos no ambiente específico que foi interditado pelo Ministério Público. É que após vistoria, o MP determinou que adequações precisavam ser feitas, pois estavam sendo descartados itens não orgânicos no local. Até o fim de semana o depósito poderá ser retomado.

Por fim, Marcelo sugeriu que o município construa um galpão para o armazenamento de itens como pneus, vidros, eletrodomésticos e móveis. Os serviços de recolhimento vêm ao município uma ou duas vezes ao ano. Com o galpão, o material poderia ficar armazenado até que fosse recolhido. A ideia é bem avaliada pelo secretário Mário.

Participaram do encontro, além dos já citados, o prefeito Sidney Brondani, o vice-prefeito Piti Werle, os vereadores Laureano Castilho e Paulo César da Trindade Garcia, voluntários do Cidade Limpa e integrantes do setor ambiental do município.

Fonte: Rádio São Luiz