Presidente da Câmara de Vereadores confirma Sessão Extraordinária para sexta-feira

(Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

O presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, vereador João Iuri, confirmou para amanhã, às 16h45min, a sessão extraordinária para tratar sobre a assinatura do aditivo com a Corsan. Ele disse que após reuniões com a Mesa Diretora, houve o entendimento de que a matéria é de urgência e por isso o vereador José Luiz (PT) teria dois dias para dar seu parecer após o pedido de vista.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

João Iuri lembrou que o projeto passou pelas comissões de Infraestrutura, Especial e a de Constituição e Justiça antes de ir à votação, justificando que caso houvesse algum erro o Partido dos Trabalhadores poderia ter se manifestado com antecedência. O mesmo entendimento diz respeito a um eventual pedido para que fosse debatido em audiência pública, o que não foi feito, culminando na “subida” do projeto para votação.

O parlamentar ainda justificou a urgência “visto que Lei Federal […] prevê que contratos em vigor que não possuírem as metas que tratam o caput desse artigo terão até 31 de março de 2022 para viabilizar a inclusão” e que por isso o prefeito enviou o projeto nesta semana. João Iuri ainda ressaltou que os vereadores estiveram em reunião em Porto Alegre com a Corsan no ano passado, e que não é um tema novo, portanto a alegação de que “vem em cima da hora não procede”.

O presidente da Câmara informou que foi vítima de desinformação por parte de uma pessoa filiada ao PT. Essa pessoa teria procurado eleitores do vereador no Bairro Loureiro para falar do posicionamento de João Iuri sobre o projeto. Ele explicou que “não pode ter posição sobre o projeto por ser presidente da Casa, cabendo a ele conduzir o processo Legislativo na Sessão Plenária”. O presidente da Câmara só vota em caso de empate dos demais vereadores.

João Iuri orientou que as pessoas que se sentirem prejudicadas devem procurar os seus vereadores e que a Casa Legislativa está aberta para isso. Amanhã, na Sessão, é preciso respeitar o limite de ocupação de 60 pessoas, por isso a recomendação é que quem quiser assistir do Plenário chegue com antecedência.

Por Kelvin Morais

Fonte: Rádio São Luiz