Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Reunião da Federação Apícola do Rio Grande do Sul ocorreu em Bossoroca

(Foto: Jonitas Puchalski/Assessor de Imprensa)

Na última quinta-feira, 21, ocorreu reunião da Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs) no  Rincão do Barreiro, interior de Bossoroca. O objetivo do encontro foi discutir ações importantes, entre elas a criação de mapas regionais para estatísticas. Também promover ações educativas, orientações sobre manejo e comercialização, além de discutir atuações conjuntas com associações de produtores.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O presidente da Fargs, Ademir Haettinger, recebeu lideranças do setor na sua propriedade onde encontra-se o centro único do município de pesquisas da apicultura das abelhas sem ferrão. Estiveram na reunião o prefeito de Bossoroca, José Moacir Fabrício Dutra, o responsável pelo escritório da Emater de Bossoroca, Hélvio Crecêncio, e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Enerton de Souza Oliveira.

Também participaram do encontro o Secretário Executivo da Fargs, Patric Luderitze, o Gestor do Polo Tecnológico da URI Santiago, Júlio César Winchr, o formando em Agronomia e bolsista da FAPERGS pela URI Santiago, Luiz Carlos Salgado, Clovis Schenk Bavaresco, do Sindicato Rural de Taquari, Gilvan Dutra, presidente da ATAPS de Taquari, Adi Pozzatto, produtor da cerveja com mel, e Orimar Rigon, da Inspetoria Veterinária de Itacurubi.

A Prefeitura de Bossoroca acompanha de perto as pesquisas, juntamente com o escritório da Emater Municipal e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que dão todo suporte de apoio ao projeto autossustentável. O Centro de Pesquisas do Município tem coleta de dados de 9 estações e conta com voluntários.

Através da URI Santiago, Higor Machado de Freitas, que é coordenador de projetos de ciência e tecnologia do Governo do Estado, explica que seu trabalho visa o mapeamento dos apicultores para um banco de dados. O objetivo também é de criar o QR Code para que os produtores que estiverem cadastrados tenham em seus produtos o QR para o consumidor final consultar mais sobre aquele item.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bossoroca

Sair da versão mobile