Monitoramento de balneabilidade é realizado na região de Roque Gonzales

(Foto: Divulgação CGT Eletrosul/Lirio Bavaresco)

Estudo analisa qualidade das águas e conclui que lagos artificiais estão próprios para banho

Localizada em uma das alças do Rio Ijuí, no município de Roque Gonzales, a Hidrelétrica Passo São João (77 MW) é conhecida por seu reservatório, importante para a geração de energia elétrica. Com objetivo de avaliar a qualidade das águas de seus lagos artificiais, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) coordenou, entre dezembro de 2021 e março de 2022, o monitoramento da balneabilidade dos balneários do Juca e Municipal Prainha.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Por meio de análises, constatou-se que os locais seguem próprios para banho, enquadrados na categoria ‘Excelente’, como parte do monitoramento da 41ª temporada do projeto de balneabilidade. O procedimento teve a finalidade de verificar as condições e a qualidade da água dos lagos. As informações são utilizadas em ações de comunicação e conscientização voltadas à saúde pública.

Inserido nas atividades desempenhadas semanalmente, o laboratório Ceimic – Regional Sul Analises Quimicas e Toxicologicas realizou estudos microbiológicos dos lagos, ao levar em conta os parâmetros: coliformes termotolerantes/fecais (baseado nas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama) e a densidade de cianobactérias (baseado nas resoluções da Fepam). Já a CGT Eletrosul (responsável pela operação da Hidrelétrica Passo São João) encarregou-se da instalação de placas indicativas nos balneários, a fim de tornar público aos veranistas o propósito da pesquisa desenvolvida.

Fonte: Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul