Plantão do Hospital São Luiz Gonzaga terá reforço no atendimento das 18h às 21h

(Foto: Kelvin Morais/Arquivo/Rádio São Luiz)

Nas últimas três semanas, o Plantão do Hospital São Luiz Gonzaga registrou aumento considerável na demanda. A média de atendimentos, que fica na faixa de 120 no período de 24h, subiu para até 280, o que tem sobrecarregado os médicos plantonistas e aumentado o tempo de espera da população.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme o médico Luis Grings, chefe dos plantões, o aumento se dá, principalmente, pelo adoecimento de crianças. Ele explica que durante dois anos este grupo na faixa de 1 a 4 anos de idade não formou anticorpos e agora está contraindo viroses. Somam-se a isso os problemas respiratórios que atingem as pessoas nesta época do ano.

O tempo de recuperação também aumentou. Os pacientes têm levado de 8 a 12 dias para recuperar, o que ocasiona até três consultas da mesma pessoa.

Para diminuir os efeitos causados por essa situação, Grings acordou com os médicos que fazem plantão que a partir de hoje, das 18h às 21h, haverá uma escala extra, aumentando para dois médicos no período, que é o de maior volume de atendimentos.

O médico finalizou orientando que as pessoas procurem as ESFs. Segundo ele, dos 10 postos de saúde, nove estão com médico. Apenas o ESF da Vila Mário ainda não possui o profissional, mas a situação está por ser resolvida.

Fonte: Rádio São Luiz