Agendas em Brasília ligam sinal de alerta para o próximo Plano Safra
Nos dias 24, 25 e 26 de maio, o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, o engenheiro agrônomo da federação, Kaliton Prestes, o deputado federal Heitor Schuch e o deputado estadual, Elton Weber, cumpriram diversas agendas para tratar da ampliação das medidas de amparo às famílias gaúchas atingidas pela estiagem, do destravamento do Plano Safra 2021/2022 e do Plano Safra 2022/2023.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
No Ministério da Agricultura a audiência foi com o secretário de Política Agrícola, Guilherme Bastos. A pauta discutida foi acerca da importância de ampliar o recurso de equalização para o Pronaf na próxima safra, pois nos últimos três anos, o agricultor não conseguiu financiar os investimentos por falta de equalização, que terminou na metade do período previsto. O problema está se repetindo agora, já que as contratações do Pronaf Investimento foram interrompidas no final de 2021 e até então seguem paradas.
Também foi realizada audiência com o diretor do Crédito Fundiário, Carlos Everardo e com o coordenador-geral do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, Gabriel Assmann, em que foi cobrado mais agilidade no andamento dos projetos do Terra Brasil ainda represados e a adequação no sistema do CAF para que se inicie a safra de 2022/2023 sem problemas para a emissão do cadastro.
Para o vice-presidente da Fetag-RS, Eugenio Zanetti, “o Governo está tratando as demandas com extrema lentidão. Os agricultores não podem esperar mais para contratar as suas operações do Plano Safra 2021/2022 e ainda não há nada definido sobre a próxima safra. O mesmo acontece no que se refere a ampliação das medidas de amparo aos agricultores atingidos pela estiagem, pois mesmo com o retorno das chuvas, os reflexos dela ainda irão perdurar para o próximo ano. É hora de mobilização por parte dos Sindicatos e das Federações, pois o cenário é desanimador para o que está se vislumbrando para a taxa de juros, o Proagro e os tetos de enquadramento e financiamento”.
Participaram das reuniões a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques e o assessor, Décio Sieb; o secretário-geral da Fetaep, Alexandre Leal; o assessor parlamentar do Gabinete do deputado Heitor Shuch, Diego Kiefer e Rodrigo da Luz.
Por Eduardo Malta de Oliveira, Assessor de Imprensa da Fetag-RS