Prefeitura pode rescindir contrato com empresa coletora do lixo em São Luiz Gonzaga caso problemas persistam

(Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz)

O prefeito Sidney Brondani se manifestou nesta quinta-feira, 09, em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio São Luiz, sobre os problemas que vêm ocorrendo na coleta do lixo no município.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

As reclamações dos moradores são desde imprevisibilidade quantos aos horários das coletas até a ausência de recolhimento, como foram em casos recentes quando o caminhão que faz o transbordo até o aterro em Giruá quebrou e não havia veículo substituto.

O entrave do fim de semana passado foi com a rápida greve de funcionários da coleta, que estavam sem receber repasses a que tinham direito.

Brondani explicou que a empresa vencedora do atual da licitação é a Ecosul, e que esta repassou a execução do serviço para outra, situação que está dentro da previsão legal do contrato, mas que já “não foi vista com bons olhos”.

O chefe do Executivo afirma que os pagamentos da prefeitura para a empresa estão em dia, o que não justificaria o atraso no repasse aos funcionários.

Atualmente, o município possui dois contratos, um para o recolhimento e outro com o  aterro de Giruá, para onde o lixo é levado.

Brondani informou que a Ecosul foi notificada e que houve aplicação de multa. Caso ocorra reincidência destes problemas, a ideia do Executivo é rescindir o contrato e fazer nova licitação, o que levaria cerca de 90 dias. Enquanto isso, o município poderia fazer um contrato emergencial.

Fonte: Rádio São Luiz